Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Lázaro Botelho (PP-TO) participou no final da tarde desta última quarta-feira, 16, de reunião da bancada Tocantinense com prefeitos dos mais diversos municípios do Estado, que foram a Brasília participar da XV Marcha dos Prefeitos e se juntar aos demais gestores municipais para reivindicar melhorias para seus municípios.

A reunião aconteceu no plenário 12 da Câmara dos Deputados. Lázaro se manifestou solidário com os prefeitos que reivindicam como tema principal a redistribuição dos royalties do petróleo.

“Que possamos juntos achar os caminhos para solucionar a distribuição dos royalties do petróleo de forma a satisfazer a todos, União, Estados e Municípios”, disse.

Outro assunto que preocupa os prefeitos é a questão dos pisos salariais. Pelo menos 13 processos estão em tramitação no Congresso Nacional (11 na Câmara e 2 no Senado) instituindo pisos salariais de categorias profissionais de várias áreas o que ameaça a inviabilização da gestão municipal, pois pode obrigar os gestores ao descumprimento dos limites de despesa impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), drenando a capacidade de investimento público e colocando em risco os sistemas de educação, saúde e outros serviços públicos de interesse da população.

Sensível às reivindicações dos prefeitos Lázaro disse que o governo deve fazer a compensação financeira para que os municípios não sofram e os gestores não fiquem à mercê da LRF.