Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Conselheiros de 12 estados brasileiros estão reunidos em Palmas discutindo os novos rumos da autonomia das instituições, no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação da Região Norte, que está sendo realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Estão presentes no fórum, representantes dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Mato Grosso, Ceará e Paraná. De acordo com a presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Francisca Batista da Silva, os conselhos da região Norte tiveram avanços significativos, estão mais atuantes, mas ainda falta a autonomia financeira, falta material de trabalho e em muitos casos, também de recursos humanos. Francisca atua na defesa e promoção dos conselhos há 23 anos.

Francisca destacou que neste fórum estão presentes conselheiros de todos os estados da região Norte e isso é importante por causa da distância e de outros obstáculos, necessita de políticas públicas educacionais diferenciadas.

A vice-presidente do Fórum da Região Norte, Suely Melo de Castro Menezes, do Pará, contou que esteve em Palmas, em 1999, para discutir sobre autonomia dos conselhos, mas agora, o assunto volta para a pauta de discussões com outra abordagem. “Os conselheiros estão repensando a escola brasileira e como unir essa região em princípios e valores que consolida a educação de qualidade”.

O secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, explicou que o Governo do Estado apoia o evento porque este representa um processo democrático, em que reúne representantes dos movimentos sociais e sindicais para discutir os rumos da educação.

O secretário Danilo aproveitou a ocasião para falar do SIC – Serviço de Informação ao Cidadão que a Seduc está implantado e de outras ações desenvolvidas pela Pasta.

Artes

O fórum contou com um momento cultural com o mineiro Irineu de Palmira e uma interpretação do poema ‘Rio do Tocantins’, com o poeta e médico Célio Pedreira. Também há uma exposição de produtos feitos com capim dourado.

Os debates continuam

A programação do fórum vai até esta sexta-feira, 29, às 17 horas, com a plenária final das discussões. Na tarde desta quinta, haverá socialização de experiências entre os estados, discussões sobre o regime de colaboração e educação nas prisões. (Ascom Seduc)