Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será realizado nesta quinta-feira, 19, no auditório da Faculdade Católica, em Palmas, o primeiro seminário do PBLog - Plano Brasil de Infraestrutura Logística. O seminário tem o objetivo de elaborar um plano que contenha sugestões e propostas viáveis para a efetivação de ações capazes de promover a construção da infraestrutura necessária para resolver problemas crônicos de mobilidade de produtos.

O Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia é parceiro do evento de iniciativa do Conselho Federal de Administração realizado no Tocantins através Conselho Regional de Administração. O primeiro workshop do projeto Plano Brasil de infraestrutura logística terá início às 8h20, reunindo representantes do CRAs de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Brasília, com a presença do presidente do CFA, Sebastião Luiz de Mello. Na ocasião, serão coletadas as proposições de cada Estado quanto ao que deve ser incluído no PBLog-CFA em termos de infraestrutura e transporte que inclui as estradas, os portos, os aeroportos, as ferrovias, as dutovias e as infovias.

Os outros quatro seminários serão realizados em Porto Alegre (2 de agosto), Rio de Janeiro (16 de agosto), Salvador (23 de agosto) e Manaus (30 de agosto). Após essa fase, as proposições coletadas no seis eixos temáticos: aquaviário, rodoviário, dutoviário, ferroviário, infoviário e aéreo serão acrescentadas às existentes para a formatação da primeira versão do PBLog-CFA. Esta versão será disponibilizada pelo CFA aos Conselhos Regionais para análise e sugestões finais. O resultado final apresentará de forma pragmática uma visão das ações necessárias para a construção da infraestrutura logística brasileira de forma integrada. O documento será disponibilizado ao Governo Federal e aos demais segmentos da sociedade brasileira.

O PBLog é coordenado pelo administrador Dr. Jorge Campos e tem como público alvo profissionais que atuam na área de logística; representantes dos governos municipal, estadual e federal; representantes de universidades (pesquisadores, escritores e professores); empresas transportadoras; empresas de seguros, associações, sindicatos e cooperativas que lidam com movimentação de cargas; empresas e profissionais que atuam na área de tecnologia de informação; armadores; profissionais que atuam em portos e aeroportos; empresas que lidam com importação e exportação; empresas e profissionais que lidam com o modal ferroviário.

Programação Workshop

A partir das 8h20 Credenciamento

8h40 às 9h40 Solenidade Oficial de Abertura do Workshop

9h40 às 10h Adm. Antônio Jorge Cunha Campos, Dr. Apresentação do Plano Brasil

de Infraestrutura Logística -Objetivos e Metodologia

10h às 10h20 - Apresentação da proposta do Tocantins - Secretaria da Indústria e do Comércio do Estado do Tocantins

10h20 às 10h30 Formação dos grupos segmentados por modais de transporte: aquaviário, rodoviário, dutoviário, ferroviário, infoviário e aéreo.

10h30 às 12h 1ª Parte Plenárias: Realização do Diagnóstico pelos grupos.

12h às 13h Intervalo - Almoço no local

13h às 15h30 2ª Parte: Continuidade da realização do Diagnóstico pelos grupos.

15h30 às 16h Intervalo - Coffe Break

16h às 17h30 Apresentação no auditório das propostas de cada grupo.

17h30 às18h00 Encerramento do evento

* Sorteio de 01 Tablet para os inscritos pelo site até o dia 16/07.