Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com início nesta sexta-feira, 20, a Operação Integrada de Trânsito de Verão integra e une forças no combate à violência no trânsito de Palmas. Atendendo ao preceito de que o trânsito em condições seguras é direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a operação, que integra o Plano de Ações do Projeto Vida no Trânsito, é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes e viabilizada por meio de ações conjuntas desenvolvidas por agentes de Trânsito, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Departamento Estadual de Trânsito - Detran.

As ações de fiscalização deverão ocorrer nas principais vias que dão acesso aos pontos turísticos como: as praias e nas proximidades de grandes eventos, no período diurno e noturno. O objetivo é inibir condutores alcoolizados, condutores inabilitados e veículos com documentação irregular.

Na oportunidade, serão desenvolvidas atividades de prevenção, repressão, difusão da cultura e garantia da paz social e da cidadania. O trabalho fundamenta-se em: respeito ao meio ambiente, defesa do consumidor e proteção social.

“Nossa meta, durante a realização desta operação integrada, não é restringir os direitos que o cidadão tem de ir e vir, mas sim proporcionar a segurança necessária a todos os usuários. Não podemos, enquanto agentes públicos, permitir que a irresponsabilidade de alguns resultem em tragédias e no fim de muitos sonhos de pessoas inocentes que cumprem as regras estabelecidas”, afirmou o gerente de trânsito, Elissandro Honorato.

Período de realização das ações

As ações de fiscalização fazem parte da Estratégia de Parceria e Proatividadede do Projeto Vida no Trânsito em Palmas devem acontecer de 20 de julho até 05 de agosto, atuando em pontos críticos mapeados, considerados como de altos índices de acidentes de trânsito, a partir das 09h, nos dias definidos. (Ascop)