Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um fato inusitado chamou a atenção dos presentes na Assembleia Legislativa durante a sessão extraordinária da manhã desta quarta-feira, 24. Mesmo com a convocação dos deputados para se reunirem extraordinariamente durante seu recesso protocolada, as quatro matérias do governo não deram entrada oficialmente nas Comissões do Parlamento.

Durante a sessão, realizada no Plenarinho da AL por conta da reforma no Plenário oficial, o deputado Freire Junior (PSDB), ex-líder de governo, criticou a convocação sem que as matérias de autoria do governo do Estado tivessem dado entrada nas comissões. “Eu quero entender o motivo desta convocação, uma vez que não existe nenhuma matéria protocolada até o momento. É submeter a casa a uma situação constrangedora. Não tem matéria, não chegou à Casa. Por que estamos reunidos aqui?”, questionou.

Na ocasião, o deputado ainda sugeriu que a sessão fosse imediatamente encerrada e convocada uma nova extra depois que as matérias dessem entrada oficialmente na Assembleia Legislativa. “Eu sugiro que o senhor encerre a sessão e não apenas suspenda até que a matéria seja protocolada e assim, depois, o senhor convoque uma extraordinária dentro do prazo de convocação”, completou.

Já o presidente da Casa, deputado Raimundo Moreira (PSDB), correligionário de Freire Júnior e do governador Siqueira Campos (PSDB), disse entender os questionamentos de seu colega, mas manteve seu posicionamento de suspender a sessão de hoje até que as matérias fossem protocoladas. “Vamos suspender a sessão até a chegada da matéria”.

Ao todo, quatro matérias foram encaminhadas pelo governo do Estado, tratando, entre outros assuntos, de reestruturação do Executivo, de empréstimo junto ao BNDES, elem de projetos referentes à Saúde.

Vistas

Mesmo que a sessão retorne e as matérias sejam apresentadas ao Parlamento ainda nesta manhã, o deputado Sargento Aragão (PPS) já informou que pretende pedir vistas de todos os projetos do governo. Na ocasião, o deputado ainda reclamou que não teve acesso às matérias.