Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria da Segurança Pública implantará a partir de terça-feira, 07 de agosto, o Sistema de Processo Eletrônico – E-Proc/TJTO em mais quatro comarcas do Tocantins. A informatização do Processo Judicial acontecerá nas Comarcas de 3ª Entrância, sediadas pelos municípios de Pedro Afonso (dia 07), Guaraí (dia 08), Colmeia (dia 09) e Miracema (dia 10). 

O Sistema E-Proc começou a funcionar no dia 13 fevereiro do corrente ano e desde esta data já foi implantado em 34 Comarcas do Tocantins e 105 municípios. O E-Proc é um sistema totalmente informatizado onde o Delegado de Polícia lança todos os procedimentos efetuados na delegacia. O inquérito policial é enviado pela internet em tempo real ao judiciário e pode ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

O treinamento para implantação será ministrado pelo responsável em gerenciar o sistema da Secretaria da Segurança Pública, o escrivão de Polícia Civil Públio Guimarães Júnior. De acordo com Públio para que o E-Proc funcione ainda com mais eficiência, a Secretaria de Segurança Pública disponibilizará 300 kits de informática os quais serão distribuídos para as delegacias de todo o Estado. Os kits são formados por CPU, monitor de tela plana, nobreak e impressora multifuncional. “Os equipamentos já estão em fase de patrimoniamento e acreditamos que ainda neste mês de agosto iniciaremos a distribuição”, afirmou Públio.

Treinamento

Durante as aulas os servidores das Unidades Policiais, como Delegados e Escrivães de Polícia são capacitados a lançar diretamente no sistema os procedimentos policiais e ainda, conforme o gerenciador do sistema, os servidores não estão encontrando dificuldades para manuseá-lo. “O E-Proc é autoexplicativo e de fácil manuseio. A forma de abrir os procedimentos é igual para todos”, completou Públio.

No dia 07 de agosto, o treinamento será ministrado na comarca de Pedro Afonso do Tocantins, a 304 km de Palmas, para servidores das Delegacias de Polícia daquele município e das cidades de Santa Maria, Bom Jesus e Tupirama.

Na quarta-feira, 08, a implantação acontecerá em Guaraí do Tocantins para servidores daquela comarca e ainda do município de Fortaleza do Tabocão.

Em Colméia a implantação acontecerá na quinta-feira, 09, e devem participar ainda servidores das Delegacias de Polícia de Goianorte, Pequizeiro, Itaporã e Couto Magalhães.

Na sexta-feira, 10, será a vez da equipe das Delegacias de Miracema do Tocantins participarem das aulas de implantação. (Ascom SSP)

Secretaria Estadual da Segurança Pública, E-Proc, Processo Virtual, Tribunal de Justiça,