Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com a presença do medalhista olímpico André Domingos, a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) lançou nesta quarta-feira, 29, o Programa Informática da Comunidade, que visa qualificar a comunidade menos favorecida por meio de cursos digitais. A solenidade aconteceu no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da região Sul de Palmas, que funciona no Shopping da Cidadania, em Taquaralto. Além do secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior, o evento foi prestigiado por auxiliares da Prefeitura e pela comunidade local.

O programa será oferecido pela Prefeitura de Palmas por meio de parceria com a empresa Multimídia Educacional e é apadrinhado pelo medalhista olímpico André Domingos. Destinado aos municípios com mais de 100 mil habitantes, o Informática da Comunidade já conta com mais de 150 pessoas inscritas apenas no Núcleo Tecnológico da região sul e inicialmente vai ofertar o curso de Introdução à Educação Digital, no entanto, as inscrições já estão abertas na unidade da região norte de Palmas.

Além da introdução à Informática, o programa vai oferecer mais de 40 cursos interativos, como Digitação, Windows, Word, Excel, Corel/Draw, Photoshop, Secretariado e outros. A coordenadora dos Núcleos Tecnológicos Municipais, Abadia José de Santana, explicou que além das aulas com monitores, os equipamentos das unidades estão à disposição dos alunos para as suas atividades. Ela adiantou ainda que todos os participantes dos cursos serão certificados pela Semed.

Apresentação

A apresentação do programa foi feita pelo medalhista olímpico André Domingos, que falou sobre a importância da educação na vida dos jovens. Filho de empregada doméstica, como fez questão de lembrar, ele destacou que só alcançou o sucesso no esporte porque abraçou as oportunidades de estudar. “Foi por meio da educação que ingressei e tive sucesso no esporte. Hoje tenho dois cursos superiores e estou cursando uma terceira faculdade”, disse.

O secretário Zenóbio Júnior reforçou as palavras de André Domingos e afirmou que não é possível promover o desenvolvimento sem investimento na Educação. Ele aproveitou para mostrar um vídeo sobre as atividades que vem sendo desenvolvida nas escolas de tempo integral do município e que vem dando bons resultados. (Ascop)