Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins que deferiu a candidatura de Cleyton Maia (PMDB) para a disputa pela Prefeitura de Porto Nacional e que pediu a substituição do candidato a vice-prefeito, Agamenon do Mega, o conselho político da Coligação “Porto tem Pressa” chegou ao consenso em torno do nome do Dr. Manoel José Pedreira, do PMDB.

A necessidade da substituição do candidato a vice Agamenon do Mega, se deu em função da coligação com o Democratas, partido de Agamenon, ter sido realizada após o dia 30 de junho.

“Quero deixar claro que Agamenon é uma peça fundamental do nosso projeto. Quando eleito, terei dois vice-prefeitos ao meu lado. Mesmo fora do processo eleitoral, Agamenon continuará contribuindo com propostas e com sua liderança”, disse Cleyton Maia.

O candidato peemedebista exaltou a capacidade técnica de Pedreira, que tem larga experiência em projetos estruturantes no Tocantins e Goiás. “Dr. Pedreira é figura conhecida em Porto Nacional. Nasceu aqui e conhece bem a nossa realidade. Ele tem grande conhecimento em projetos de infraestrutura. Foi presidente do Dertins, coordenou o projeto Rio Formos e conhece os caminhos para trazermos mais recursos para nossa cidade. Ele é do PMDB há décadas e veio para somar”.

Dr. Pedreira disse que se sente orgulhoso e emocionado pelo convite de integrar a campanha de Cleyton Maia. “Não sou político profissional. Quero contribuir com minha experiência. Chego em um momento em que a campanha já está estruturada, com as propostas bem definidas. Quero caminhar ao lado de Cleyton Maia, mas também quero estar ao lado de Agamenon, que é peça fundamental neste projeto vitorioso”, disse o candidato a vice-prefeito de Porto Nacional, Dr. Pedreira.

Biografia

Manoel José Pedreira nasceu em Porto Nacional em 18 de junho de 1945. Filho de Zezé Pedreira e Maria de Lourdes Costa Pedreira, é casado com Marta Helena e pai de oito filhos. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Há mais de duas décadas é filiado ao PMDB do Tocantins.

Iniciou sua carreira no Departamento de Estrada e Rodagem de Goiás - Dergo, depois no Consórcio e por fim no Dertins - Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins. Foram mais de 40 anos dedicados à infraestrutura dos estados de Goiás e do Tocantins. Pedreira foi presidente do Dertins no segundo mandato do ex-governador Marcelo Miranda. Ajudou a fundar Palmas e foi coordenador do projeto Rio Formoso, o maior projeto de irrigação do Planeta.

 Coligação adversária

A corte do Tribunal Regional Eleitoral decidiu, na sessão vespertina desta última sexta-feira, 31, por unanimidade, dar provimento aos recursos eleitorais interpostos por Paulo Sardinha Mourão e Eduardo Manzano Filho, que tratam do registro da chapa majoritária da Coligação “A Força do Povo”, para as eleições no Município de Porto Nacional/TO.

O relator, Juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, votou por deferir o registro da chapa majoritária da Coligação “A Força do Povo”, bem como reconheceu a filiação partidária no recurso interposto por Eduardo Manzano Filho, candidato a vice-prefeito.

O Caso

O relator do processo entendeu que há elementos comprobatórios para demonstrar que o recorrente, Eduardo Manzano, era filiado ao Partido dos Trabalhadores há mais de um ano e, assim, deferir o registro da candidatura.

Em relação à arguição da inelegibilidade do candidato a prefeito Paulo Sardinha Mourão, o relator entendeu que a competência para o julgamento de suas contas como ordenador de despesas, nos anos de 2006 e 2007, é da Câmara Municipal, nos termos do artigo 31 da Constituição Federal.