Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins realiza oficinas sobre processamento de pescado na região norte do Estado. Nos dias 12 e 13 de setembro os trabalhos acontecem na cidade deEsperantina, a 680 km de Palmas,na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Já no dia 14, sexta-feira, a oficina será em Filadélfia, a 479 km da capital, na Sala Multiuso da Colônia/Cooperatins.

As oficinas serão ministradas pela bióloga do Ruraltins, Cássia Sobreira, e têm comoobjetivo oferecer aos alunos do Curso Técnico em Pesca e Aquicultura a oportunidade de aliar a teoria, vista em sala de aula, com a prática relacionada às técnicas de manejo, preparo de cortes especiais, filetamento, trituramento e embalagem dos produtos adequados às espécies de interesse comercial.

“Os participantes também acompanharão o preparo dos pratos, onde serão confeccionados saborosos produtos à base de pescado e subproduto do processamento, com receitas vendáveis aos programas sociais, a exemplo do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. No final das oficinas haverá confraternização e degustação”, destacou Cássia Sobreira.

A ação faz parte da programação da 9º Semana do Peixe, lançada no dia 03 de setembro pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, No Tocantins, a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura juntamente com os parceiros Institucionais e Comerciais participam do evento com várias ações.

Na programação da Semana do Peixe, o Ruraltins contribui em diversas atividades, tais como a Campanha de Registro Geral do Aquicultor em Almas, Palestras sobre Sistemas de Produção de Peixe em Dianópolis, Oficinas de Manipulação e beneficiamento de Pescado, bem como o preparo de pratos à base de peixes e degustações.