Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Tiveram início nesta segunda-feira, 24, e vão até o próximo dia 29, as disputas da fase regional palmense dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria 15 a 17 anos. No total, 33 unidades escolares públicas e particulares de Palmas se enfrentarão, inicialmente, nas modalidades coletivas Futsal, Handebol e Voleibol, todas valendo vagas para a final estadual dos Jogos, que ocorrem entre os dias 19 e 28 de outubro, também na capital, e servem de acesso para as Olimpíadas Escolares da categoria, que serão realizadas em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em dezembro de 2012. 

No Futsal masculino, algumas das 24 equipes inscritas já se enfrentaram, como é o caso dos alunos-atletas das Escolas Estaduais Madre Belém e Novo Horizonte, que levou a melhor no confronto e segue firme no sonho da vaga nas Olimpíadas, como explica o camisa 10 da equipe, Wesley Burgues de Souza. “Eu nunca fui para uma Olimpíada Escolar. No ano passado, eu jogava pelo Colégio Militar e o time ficou em segundo lugar na final estadual; estive muito perto de conseguir uma vaga. Eu sei que eu tenho que melhorar em tudo, já que não conseguir ir ainda, mas estou confiante, pois o time está melhor e todos nós queremos muito viver esta experiência inesquecível”, disse o jovem de 16 anos, que fez dois dos cinco gols que deram a vitória à Novo Horizonte contra a Madre Belém, que marcou apenas quatro.

Outra equipe que saiu vitoriosa na estreia foi a masculina de Voleibol do Colégio Estadual São José, que bateu o Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes por 2 sets a 0. Para Gabriel da Mota Santos, de 15 anos, e aluno-atleta do time vencedor, a experiência pode ser um diferencial positivo para eles. “A maioria do nosso time já foi para as Olimpíadas no ano passado, quando éramos da categoria 12 a 14 anos. Isto nos deu mais maturidade, e o nosso foco é ir para as Olimpíadas de novo e trazer uma medalha de lá. Desde o início do ano a gente fez uma reunião para definir o time e começar o treinamento, por isto já estamos bem entrosados”, afirmou o aluno-atleta.

Locais e horários dos jogos

As partidas de Voleibol, tanto dos times femininos quanto dos masculinos, serão realizadas no Ginásio do Colégio Militar de Palmas, sempre pela manhã, a partir das 07h40. Os jogos de Handebol, feminino e masculino, ocorrem no Ginásio do Colégio Marista, assim como os do Futsal feminino, também em período matutino, a partir das 08 horas. Já os embates de Futsal masculino acontecem no Ginásio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), das 07h40 às 16h10.

Modalidades individuais

As disputas das modalidades individuais serão realizadas apenas a partir do dia 25 de setembro, a partir das 7h30, com as provas do atletismo sendo previstas para ocorrer no Complexo Esportivo da Arno 51, as partidas de Tênis de Mesa e do Xadrez no Colégio Ulbra e as de Vôlei de Praia no Clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). (Ascom Seduc)