Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Setenta municípios do Estado têm a sua disposição um consultório/ambulatório virtual do Programa Telessaúde, uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde, por meio da tecnologia de informação e comunicação, levando aos profissionais de saúde destes municípios acesso a teleconsultorias, telediagnósticos e teleducação.

O Tocantins faz parte do projeto em conjunto com 11 Estados brasileiros. Este trabalho desenvolvido pela Sesau – Secretaria de Estado da Saúde e parceiros tem o objetivo de melhorar a assistência prestada na atenção básica, reduzindo custos operacionais com deslocamento de pacientes, além de contribuir para a qualificação profissional via web.

Para o coordenador do Projeto no Tocantins, o médico Itamar Magalhães esta ferramenta é um meio de utilizar a tecnologia da informação para ajudar na assistência aos pacientes. “Temos uma excelente estratégia que precisamos utilizá-la. Na estrutura do projeto no Tocantins existe uma gama de profissionais especialistas da UFT ou de outros centros disponíveis para esclarecer dúvidas, dar diagnósticos e avaliar pacientes que estão nos municípios, sem a necessidade de deslocamentos para a Capital ou outra cidade, tudo via sistema on-line. Basta o profissional cadastrado na rede encaminhar um chamado”, esclarece o coordenador.

No Estado esta ferramenta ainda não está sendo utilizada na sua totalidade, por isso, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde irá normatizar a regulação de pacientes no Estado utilizando a rede do Telessaúde. “Com diversos profissionais de saúde especialistas disponíveis na Rede a assistência ao paciente será facilitada, pois diminuiremos tempo de deslocamento e custos para o tratamento. A solicitação de regulação de pacientes para outras localidades deverão conter o parecer dos profissionais da Rede do Telessaúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Luiz Fernando Freesz.  

Esta economia foi demonstrada no estudo desenvolvido pelo Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul, que aponta que a cada duas teleconsultorias realizadas, um encaminhamento é evitado. Há casos também em que a necessidade de encaminhamento é identificada a partir da teleconsultoria via sistema.

No Estado este projeto é desenvolvido pela Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, UFT – Universidade Federal do Tocantins, FMT – Fundação de Medicina Tropical e FAPTO – Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia do Tocantins. Os municípios contemplados com o projeto receberam computadores equipados com webcam e máquinas fotográficas para gravação de vídeos ou fotos dos casos que serão analisados. 

Municípios interligados à rede: Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Pium, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Riachinho, Sampaio, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Valério da Natividade, Silvanópolis, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis, Tupirama, Wanderlândia e Xambioá.