Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação


Encerrando as apresentações do CD Jóia do Cerrado, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone realiza nesta quinta-feira, 11, o último show de lançamento do disco, gravado pelo cantor e compositor Juraíldes da Cruz e pelos adolescentes da Rede de Jovens Protagonistas de Palmas.

Tal como nos dias anteriores, serão ministradas duas oficinas que precederão o show, uma de teatro e outra intitulada “Um mundo pra chamar de seu”, a qual provoca uma reflexão nos alunos sobre a atual situação do planeta.

O evento é aberto a toda a comunidade e, após o espetáculo, o CD será disponibilizado gratuitamente.

O Jóia do Cerrado é uma iniciativa que homenageia duas importantes riquezas: o cerrado, com sua vegetação, povo e cultura, e a criança e o adolescente, fundamentais para a preservação de todo esse patrimônio. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, e do Ministério da Cultura.

Leia mais

Aliando música e educação, o projeto Jóia do Cerrado, idealizado em 2009, tem superado expectativas. Juraíldes e os adolescente conquistaram o público e as escolas por onde têm passado. Em uma das apresentações, a plateia teve direito até a uma “palhinha” do sucesso nacional “Nóis é jeca, mas é jóia”, de autoria do próprio cantor.

As músicas do CD, inéditas, tratam de temas que vão desde meio ambiente e direitos humanos, a fortalecimento da família e civismo. Inteligentes e lúdicas, é possível trabalhar até mesmo a dicção, como na divertida “Destravando a língua”, ou mesmo refletir sobre a relação jovem e máquina, como na sonora Coró virtual.

Aclamadas nas escolas, as apresentações têm despertado o interesse de outras instituições de ensino, que têm solicitado as oficinas e os shows para seus alunos. Ainda assim, a prorrogação da turnê não está confirmada, uma vez que depende de patrocínios para acontecer.