Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), representado na reunião da última quarta, 10, pelo conselheiro, Norton Thomazi, apresentou o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e o projeto de Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (DOAR) para o Procurador Chefe, João Gabriel Moraes de Queiroze para o 2º Ofício da Defesa do Patrimônio Público e Social, Fábio Conrado Loula.

Queiroz parabenizou o evento e o Programa, que considerou abrangente, possibilitando desenvolver um leque de ações, principalmente relacionado ao acompanhamento dos gastos públicos. “O evento será muito produtivo e veio em um momento oportuno, próximo a troca de gestores, tanto para orientação quanto para sensibilização da sociedade civil”, comentou.

Durante a reunião Loula mencionou o Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (FOCCO) e cogitou uma apresentação do PVCC no próximo encontro.

 PVCC

 Estudantes de Ciências Contábeis e profissionais já registrados nos CRCs do Brasil podem participar do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que disponibiliza conhecimentos da classe em ações sociais.

O Programa baseia-se na cidadania, solidariedade, ética profissional, transparência e sustentabilidade para desenvolver os cinco projetos institucionais, que são, gestão eficiente da merenda escolar, assistência a organizações da sociedade civil, mobilização social para doações ao Funcriança, rede nacional de cidadania fiscal e ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias, prestação de contas do terceiro setor, controle social e orçamento familiar e ações de sustentabilidade ambiental.

 DOAR

 Seminários Regionais sobre Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor e Controle Social e Orçamento Familiar, que fazem parte do projeto de Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (DOAR), estão acontecendo em todo o Brasil. No Tocantins o DOAR está marcado para o dia 27 de novembro.

As temáticas dos seminários fazem parte do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), projeto que visa sensibilizar profissionais da contabilidade sobre a importância de ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

As entidades organizadoras são: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis).

 (Com informações da Assessoria)