Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Na noite desta última segunda-feira, 15, o secretário estadual da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olynto Neto, realizou a abertura oficial do 10º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino Elite e do 4º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Masculino Juvenil - ambos acontecem no ginásio Ayrton Senna, em Palmas. Mais de 220 atletas, de 19 estados, participam das competições. É a primeira vez que o Tocantins sedia um campeonato brasileiro de boxe. O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José da Silva, também esteve presente e ficará no Estado até próximo domingo, 21, quando se encerram as competições.

Durante a abertura do evento, Olynto Neto destacou a importância do campeonato e a felicidade do Tocantins em estar sediando o campeonato. “Estamos satisfeitos em receber um evento desse porte que é uma vitrine para os atletas de boxe e um grande incentivo para as nossas crianças”, pontuou o secretário.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José da Silva, destaca que o fato do Tocantins sediar o Campeonato Brasileiro mostra que o estado tem condições de apresentar ao País nomes para competir e se destacar no esporte. “Esperamos que estas competições sejam o inicio de muitas vitórias para o Estado no boxe”, finalizou.

Para a presidente da Federação Tocantinense de Boxe, Eva Conceição, receber o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico é o reconhecimento de 10 anos de trabalho da instituição no Tocantins. Como resultado do evento, a presidente espera que aumentem o número de praticantes de boxe Estado.

Yamaguchi Falcão, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres, afirmou que o 10° Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino Elite e o 4° Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Masculino Juvenil são grandes incentivos para a prática do boxe e oportunidades ímpares de se revelar e incentivar talentos. “Tenho certeza que após esse campeonato crianças e jovens tocantinenses vão procurar o boxe como o esporte a ser praticado”, destacou.

O evento

No primeiro dia de evento foram realizadas 17 lutas. As competições seguem até o final de semana, onde serão conhecidos os vencedores dos campeonatos. Estão sendo disputadas 10 categorias de Boxe Olímpico Masculino Juvenil e Feminino Elite.

No Boxe Olímpico Masculino Juvenil serão as categorias de 46 à 49kg - 52kg - 56kg - 60kg - 64kg - 69kg - 75kg - 81kg - 91kg - +91kg.No Feminino Elite, as categorias serão de48kg - 51kg - 54kg - 57kg - 60kg - 64kg - 69kg - 75kg - 81kg - +81kg. Para cada Estado será permitido somente um representante por categoria.

Os campeonatos estão acontecendo no Ginásio Ayrton Senna em Taquaralto e são realizados pela CBB - Confederação Brasileira de Boxe e FTB - Federação Tocantinense de Boxe, com o apoio da Sejuves - Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes. (Ascom Sejuves)