Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

O Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) em parceria com a Superintendência de Polícia Comunitária, Defensoria Pública Estadual, e o Ministério Público Estadual lançou o projeto de combate à violência e promoção da cultura de paz nos conselhos comunitários de segurança pública, no último dia 19 de outubro, das 19h às 22hs, no auditório do CDHP em Palmas.

O projeto tem o objetivo de contribuir com as ações de controle social e acompanhar as políticas de segurança pública e o combate a todo tipo de violência, sobretudo por meio de capacitações junto aos conselhos comunitários de segurança e lideranças comunitárias e religiosas.

A continuidade do projeto se dará por meio de oficinas temáticas nas comunidades palmenses, pelas quais o público será estimulado a desenvolver sua capacidade de resolver problemas ligados à violência de modo a superar suas dificuldades. Espera-se que os resultados apareçam após cada oficina, por meio de participantes motivados, confiantes e seguros na tarefa de acompanhar as políticas de segurança pública e defender os Direitos Humanos.

As primeiras oficinas estão previstas para os dias 03/11 e 17/11, nas regiões sul e norte de Palmas, respectivamente, pelas quais será discutido o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo informação da Secretaria Estadual da Segurança Pública, a filosofia de Polícia Comunitária fomenta a participação social no processo de construção de uma segurança pública preventiva, estimulando a propagação da cultura de segurança no seio da comunidade, a fim de se cumprir o que a própria Constituição Federal preceitua em seu artigo 144 que asegurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora do CDHP Maria de Fátima Dourado; Airton Amilcar, promotor de Justiça do Estado do Tocantins;  Arthur Luiz de Pádua Marques, Defensor Público do Estado; o MAJ PM Sólis Araújo, representando o Comando Geral da PM; o diretor de Ações Preventivas, 1º TEN PM Thiago Monteiro Martins, o 1º TEN PM Tiago Nascimento, coordenador de núcleos da Polícia Comunitária, o SUB TEN BM César Augusto e o escrivão da Polícia Civil, Miguel Carneiro, representando a Superintendência de Polícia Comunitária; demais autoridades civis, de ONG´s e comunidades presentes. (Ascom SSP)