Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Veira

O governador Siqueira Campos anunciou, em solenidade realizada em seu gabinete no final da tarde desta última quinta-feira, 1º de novembro o nome de Vera Nilva Álvares Rocha Lira, como nova procuradora geral de Justiça. A gestora foi escolhida em uma lista tríplice e irá comandar o órgão durante o Biênio 2013/2014 e sua posse deve acontecer em 14 de dezembro.

A lista tríplice contendo os nomes dos procuradores foi entregue pelo atual procurador geral Clenan Renaut de Melo Pereira, ao governador Siqueira Campos durante a manhã. A lista foi composta pelos seguintes nomes: Vera Nilva Álvares Rocha Lira, José Demóstenes de Abreu e Leila da Costa Vilela Magalhães. De acordo com o Governador, a escolha foi feita de forma rápida e consciente. “Eu não precisava me debruçar em análises, pois já conhecia todas as figuras envolvidas e sei que todas estavam aptas a assumir o cargo, mas como não podia nomear os três, escolhi a doutora Vera”, disse o governador.

A recém nomeada informou que recebeu a notícia com muita alegria. “Essa é a prova do reconhecimento dos meus colegas e do Governador. Eu pretendo continuar contribuindo com o crescimento do Ministério Público”, ressaltou ela. A procuradora também destacou que deve trabalhar para  aproximar o MP e a sociedade. “O promotor de Justiça tem o dever de ficar próximo ao cidadão”, finalizou.

Perfil

Natural do Estado de São Paulo, Vera Nilva Álvares Rocha Lira foi aprovada no 1º concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Tocantins, em janeiro de 1990, quando então foi designada para a Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, onde permaneceu por cerca de 3 anos. Nesse período também foi Promotora de Justiça de Peixe e Pedro Afonso. Removida para Palmas, atuou na Promotoria da Fazenda Pública, sendo,em 1997, promovida ao cargo de Procuradora de Justiça. Foi Corregedora-Geral do Ministério Público por duas vezes. Teve forte atuação na área da mulher, criando o Caop da Mulher e também presidindo o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). Coordenou os Centros Integrados do Ministério Público, órgão que congregava todos os Caops e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) e também foi Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça por três anos. Atualmente, é coordenadora do Cesaf e Subprocuradora-Geral de Justiça. Esta foi a segunda vez que concorre ao cargo de Procuradora-Geral de Justiça, sendo a candidata mais votada da lista tríplice.