Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O defensor público Marlon Costa Luz Amorim foi o mais votado com 49 votos no processo eleitoral para eleger o defensor público geral da instituição, no biênio 2013/2015. O segundo mais votado foi Rubismark Saraiva Martins, com 37 votos, e o terceiro foi Neuton Jardim dos Santos com 29 votos. Dos 95 defensores públicos aptos a votarem, 88 compareceram ao pleito eleitoral.

A lista tríplice com o nome dos três defensores públicos e o número de votos de cada um deles foi enviada ainda nesta última sexta-feira, 23, ao governador Siqueira Campos, que tem o prazo de 15 dias para escolher o nome do novo comandante da Defensoria Pública.

Segundo o regimento interno da Instituição, todos os Defensores Públicos integrantes do quadro ativo da carreira devem votar, por meio de voto direto, secreto, obrigatório e plurinominal, e por isso, um eleitor pode votar em mais de um nome. Desta forma, percentualmente, Marlon Amorim teve 55,6% da preferência dos eleitores; Rubismark Saraiva obteve 42,04%; e Neuton Jardim teve 32,95% da preferência dos defensores públicos. Essa é a quarta eleição realizada pela Instituição. A posse do Defensor Público Geral será no dia 25 de janeiro de 2013.

Eleições Corregedor

O Corregedor Geral para o biênio 2013/2015 será escolhido pelo Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública no dia 30 de novembro. Concorre para o cargo o defensor público de classe Especial José Marcos Mussulini.