Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A convite do secretário de Saúde de Palmas, Walter Balestra a secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva, acompanhada de sua equipe, visitou na tarde deste sábado, 05, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, no Jardim Aureny II e as instalações do prédio que abrigada a unidade, no Jardim Aureny I.

No encontro, os secretários e representantes do corpo técnico da área de medicina da Universidade Federal do Tocantins discutiram a viabilidade de implantação de um hospital para cirurgias eletivas de pequeno e médio porte, no prédio que abrigava a UPA Sul. Preliminarmente a unidade realizaria procedimentos cirúrgicos nas áreas de ginecologia, urologia, vascular entre outras podendo alcançar a marca de 400 cirurgias mensais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Walter Balestra o hospital pode ser o primeiro fruto da parceria entre os governos. “Nosso objetivo é encurtar a distância entre o estado e a prefeitura e trabalharmos em parceria para cumprimos a nossa missão que é beneficiar e prestar o atendimento eficiente à população”

A secretária Vanda Paiva ressaltou, “é uma importante parceria, pois nem o estado e nem o município conseguem resolver o problema sozinhos. Com esse hospital o resultado inicial será desafogar o Hospital Geral de Palmas que possui grande demanda que prejudica a realização dos procedimentos eletivos”.

Novos encontros serão realizados entre secretarias estadual e municipal de Saúde e a Universidade Federal do Tocantins para construção do projeto.

Equipe

Da secretaria de Saúde de Palmas acompanharam as visitas a secretária executiva Milena Aires de Oliveira, a gerente administrativa da UPA Sul Liliane Alves e o gerente de gestão Nilson Rego. Da secretaria Estadual de Saúde estiveram presentes o secretário executivo Gastão Nader e a diretora geral de Promoção e Atenção à Saúde, Morgana Martins.

A Universidade Federal do Tocantins foi representada pelo coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, Itágores Hoffman I e pelo coordenador de Residência Médica da Universidade Federal do Tocantins, Itágores Hoffman II. (Secom Palmas)