Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

O vice-governador João Oliveira, representou o governador Siqueira Campos no descerrramento da placa que dá nome ao anexo do prédio do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), ao patrono das Cortes de Contas no Brasil, o ex-ministro da Fazenda, Ruy Barbosa. A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 30 e contou com a benção de pastor e padre além da participação dos procuradores, conselheiros e auditores de contas, dos servidores do TCE.

Ruy Barbosa também dá nome à Associação Civil de Estudos e Pesquisas responsável por aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do País: o Instituto Rui Barbosa (IRB), que é presidido pelo conselheiro Severiano Costandrade.

Para o vice-governador, João Oliveira, a criação do anexo vai porporcionar tranquilidade ao trabalho e eficiência nas ações. “O Governo esta apoiando em todos os sentidos, pois acreditamos que recursos fiscalizados e bem aplicados trazem ganho a sociedade como todo”, disse Oliveira.

Segundo o conselheiro presidente do TCE/TO, Severiano José Costandrade de Aguiar, o TCE contará a partir de agora com três prédios, sendo o Instituto de Contas – 5 de Outubro, que serve para capacitação, o prédio principal que abrigará a parte administrativa do TCE e o anexo que será destinado à presidência, conselheiros, vice-presidência, corregedoria e auditores com aqueles que trabalharam com a fiscalização dos recursos públicos.

Obra

O anexo do TCE/TO possui uma área de 5.732,66 m² e está em fase de acabamento, faltando apenas as instalações de ar condicionado e elevador, que está em fabricação. Foram investidos em torno de R$ 10 milhões na contrução da obra física verba do BNDS. Além desse valor, serão destinados ainda mais R$ 5 milhoes para mobília e compra de equipamentos de informática, verba já garantida pelo Governo. A obra de construção civil foi iniciada em julho de 2010 e tem previsão para concluir em um prazo de seis meses. O interior do anexo conta com obras do artista plástico Fernando Costa Filho, que ilustrou paisagens da riqueza do Estado. (Ascom Vice-governadoria)