Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Governo do Tocantins, através da Semades – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - assina nesta sexta-feira, 8, convênios com o MMA - Ministério do Meio Ambiente, a ANA - Agência Nacional de Águas e a Sudam - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. A solenidade de assinatura dos convênios acontece a partir das 17h, no Palácio Araguaia.

Os recursos serão disponibilizados pela Caixa - Caixa Econômica Federal e serão aplicados na elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, no desenvolvimento do projeto de Conservação do Solo e da Água na Bacia do Ribeirão Taquaruçu e na capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos de Desenvolvimento Territorial nas regiões do Jalapão e Bico do Papagaio.

Com esses convênios, o objetivo do governo é estruturar as políticas públicas que irão apoiar e orientar os municípios a minimizar problemas socioambientais, apoiar a implantação de práticas redutoras de impactos hidroambientais na bacia do Ribeirão Taquaruçu, além de capacitar a gestão municipal das regiões do Jalapão e Bico do Papagaio, para qualificar a gestão dos recursos que lhes são destinados, bem como o planejamento, a elaboração e o acompanhamento de suas demandas.

Os convênios terão prazo de 12 a 24 meses para execução das ações, conclusão das etapas e investimento dos recursos. (Ascom Semades)