Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

Celebrada pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, na Casa de Maria, nesta quarta-feira, 13, a Missa de Cinzas abriu oficialmente a Quaresma. Devoto e compenetrado durante a pregação, o Governador Siqueira Campos  participou da cerimônia ao lado da primeira-dama Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos. Centenas de fiéis compareceram à celebração recebendo o ato simbólico da Cruz em cinzas na testa. O arcebispo falou de sacrifício, fé e caridade como temas centrais da Quaresma.

Dom Pedro Brito pediu aos fiéis para trabalharem pela “unidade do povo de Deus” e lembrou que o período de Quaresma é de sacrifício. “Vamos viver a penitência, o sacrifício, com muita boa vontade. Vamos fazer o sacrifício, mas também vamos orar bem, orar com qualidade como Jesus nos ensinou”, alertou o arcebispo.

O arcebispo falou sobre o significado da ‘Quarta-feira de Cinzas’. “Cinzas quer dizer eu sou contingente, eu vou me transformar em pó”, disse completando: “deste pó há algo imortal: a alma”.

Três pontos foram destacados por Dom Pedro Brito: o rezar bem, jejuar bem e fazer a caridade bem, explicando que esses atos devem ser feitos com “sinceridade de sentimento”.

Para o Governador, o período da Quaresma deve servir também para reflexão “sobre a nossa vida e sobre os ensinamentos de Jesus, seus exemplos que devemos seguir”.

Durante a missa Dom Pedro Brito também falou da Campanha da Fraternidade, que a Igreja Católica realiza neste período há 50 anos. Ele fará o lançamento em Palmas no próximo sábado, 16, na Igreja Santa Filomena, em Palmas. O tema da campanha deste ano é “Fraternidade e Juventude”.(Secom)