Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A secretária municipal de Cultura, de Gurupi, Zenaide Dias da Costa assinou, na quinta-feira, 28, um acordo de parceria interinstitucional com a Academia Gurupiense de Letras (AGL), Casa de Cultura e Coordenação do Curso de Comunicação Social da UnirG. O acordo faz parte do planejamento da Secretaria Municipal de Cultura visando fomentar o fazer cultural.

Zenaide explicou que a ação é um dos primeiros passos para incentivar iniciativas literárias, atividades institucionais ligadas à cultura, dinamização das artes literárias e culturais diversas. “Com esse acordo vamos unir forças na organização de eventos, seminários, conferencias, palestras, produções literárias culturais e assim divulgar e fortalecer a política cultural do município”, disse Zenaide. 

A secretária disse ainda que outra intenção é fortalecer o Conselho Municipal de Cultura e apoiar eventos culturais. Para o presidente da Academia Gurupiense de Letras, José Maciel de Brito o acordo marca uma nova fase da cultura local. “Estamos dispostos a colaborar, e o primeiro evento em parceria será a Noite Poética que acontecerá no dia 16 de março”, disse José Maciel.

Já o coordenador do curso de Jornalismo, Gilberto Correia, que também é escritor e membro da AGL a iniciativa de unificar forças em nome da cultura de Gurupi é importante pois representa aproximação. “Estamos otimistas, já que agrega valor e é uma oportunidade de fortalecer a classe artística de forma organizada”, finalizou o coordenador. Toda equipe da Secretaria de Cultura participou da assinatura do acordo. (Ascom Prefeitura de Gurupi)