Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Freire quer saber como foram feitos os pagamentos dos equipamentos

Freire quer saber como foram feitos os pagamentos dos equipamentos Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha Freire quer saber como foram feitos os pagamentos dos equipamentos Freire quer saber como foram feitos os pagamentos dos equipamentos

Durante a sessão da manhã desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Freire Júnior (PSDB) solicitou da Secretaria Estadual da Educação informações sobre a aquisição dos notebooks e tablets distribuídos pelo Governo do Estado às escolas tocantinenses. Além disso, a deputada Josi Nunes apresentou requerimento convidando a secretária estadual da Saúde, Vanda Paiva, para comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a situação das cirurgias no Estado.

De acordo com o ex-líder de governo, a solicitação foi para que a Seduc envie as informações solicitadas para o parlamento. Não houve, no entanto um pedido de convite ou convocação para que o secretário Danilo de Melo Souza comparecesse à Casa de Leis. “O que queremos saber é como foi feita a compra e o pagamento destes equipamentos. Se foi financiamento, leasing, compra direta, licitação”, completou.

Convite à Sesau

Já a deputada Josi Nunes protocolou solicitação para que a secretária estadual da Saúde, Vanda Paiva, comparecesse ao parlamento para prestar esclarecimentos sobre a falta de equipamentos hospitalares para a realização de cirurgias na rede estadual de saúde.

De acordo com a solicitação da deputada, a falta de materiais específicos, medicamentos e equipamentos tem impossibilitado a realização de procedimentos cirúrgicos nos hospitais de referência do Estado. “Precisamos de explicação sobre a falta de materiais, de equipamentos e de medicamentos para a realização de cirurgias”, disse.

Josi frisou, ainda, que os principais hospitais do Tocantins padecem pela falta dos materiais utilizados para realização de cirurgias. “Que ela venha prestar esclarecimentos sobre essa impossibilidade de realizar cirurgias nos hospitais de Palmas, Araguaina e Gurupi, principalmente pela falta desses equipamentos e medicamentos”, completou.

Dificuldade

Cabe ressaltar que esta não é a primeira vez que a Assembleia tenta a presença de um secretário da Saúde na administração Siqueira Campos (PSDB). O deputado José Roberto Forzani (PT), desde o ano passado, vem tentando realizar uma audiência pública da Saúde, mas desde então não conseguiu a presença de nenhum dos secretários que já passaram pela Pasta.