Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A diretora de Convênios da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luciane de Marque, e o assessor de Gabinete, Cícero Belém, estiveram em Brasília na última quinta-feira, 4, para participar de reuniões em diversos setores do Ministério da Cultura (MinC). O objetivo foi tratar dos procedimentos técnicos relativos aos projetos culturais encaminhados pelo prefeito de Palmas, no mês anterior, em encontro com a secretária executiva, Jeanine Pires e equipe do Ministério. 

O presidente da FCP, Luiz Carlos Teixeira, falou da importância da continuidade do diálogo entre o MinC e a Fundação. “A visita dos técnicos da Fundação ao ministério é estratégica, com o intuito de acompanhar os projetos protocolados de modo que recebam as orientações técnicas necessárias para a efetivação dos projetos culturais”, ressaltou.

Luciane avaliou a visita como bastante positiva pelo fato de terem sido bem recebidos. “Como Palmas está com o Sistema Municipal de Cultura implantado, isto viabilizará ações conjuntas entre os órgãos, abre as portas para que tenhamos acesso aos programas e benefícios, estamos em uma excelente fase para firmar parcerias importantes com o Ministério”, afirmou. 

Os principais assuntos abordados nas citadas reuniões estão relacionadas à infraestrutura cultural, procedimentos para a construção de novos equipamentos de cultura e reforma dos espaços, ampliação da Rede de Pontos de Cultura de Palmas, de acordo com o novo modelo de redesenho do Programa Cultura Viva, encontros nacionais e fóruns dos Pontos.

Outra questão discutida foi a possibilidade de trazer para Palmas a implantação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SINIC) para ser a primeira capital a receber o projeto piloto, ou seja, os técnicos da Secretaria de Políticas Culturais sinalizaram o interesse em lançar o projeto em Palmas, pelo fato da Capital estar em dia com os pré-requisitos. 

Segundo o site institucional do MinC, o objetivo do SiNIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações culturais atualizadas. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha. (Secom Palmas)