Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Vinte e nove comunidades quilombolas estão localizadas no Tocantins. De 10 a 12 de abril, comunidades do Norte do Estado serão visitadas por defensores públicos com o objetivo de realizar o levantamento das demandas dessas populações. As atividades fazem parte do Projeto Defensoria Quilombola, instaurado pela Portaria nº 87/2012 da Defensoria Pública, uma ação específica do Núcleo de Ações Coletivas e Núcleo da Defensoria Pública Agrária. 

Os representantes das comunidades serão ouvidos por defensores públicos e equipes técnicas da Defensoria, Governo do Estado e prefeituras, conforme o cronograma abaixo. As prefeituras de cada comunidade vão disponibilizar aos remanescentes, nos locais das reuniões, serviços de saúde como consultas, vacinação, dentistas, entre outros.

10 de abril

O município de Aragominas possui duas comunidades que serão atendidas no dia 10 de abril. Pela manhã, os quilombolas do Pé do Morro serão atendidos no Clube do Índio, e os do Projeto Baviera, no período da tarde, no Colégio Municipal da Baviera.

11 de abril

A comunidade Dona Juscelina, de Muricilândia, será reunida no Centro de Inclusão Digital. Já em Santa Fé do Araguaia, a Comunidade Cocalinho é esperada na Casa de Cultura. Essas populações terão atendimento dia 11 de abril.

12 de abril

Em Filadélfia, a reunião acontece na comunidade Grotão, no dia 12 de abril, na Escola Criança Alegre. (Ascom Defensoria Pública)