Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Aumentou o desgaste da secretária de Cultura e presidente da Fundação Cultural de Palmas, Katia Rocha entre os deputados estaduais em razão do anuncio de uma página que ela publicou no Jornal do Tocantins na sexta-feira, 12, mostrando as emendas parlamentares para shows.

O próprio presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso disse não entender o motivo da publicação e disse que configurou como se fosse um recado aos parlamentares. “É uma surpresa. Não sei o que ela quis dizer com isso. Parece realmente uma revidação”, avaliou ao Conexão Tocantins.

Outros deputados, como Freire Júnior por exemplo, também entenderam como um recado da secretária aos parlamentares em razão dos questionamentos na última semana sobre contratos e doações que Katia Rocha fez para shows particulares na Pousada de propriedade de parentes do presidente do TCE, Wagner Praxedes.

A pasta da Cultura justificou que a publicação, que custou cerca de R$ 20 mil,  foi uma ação de transparência da secretaria que publicou no Site da instituição a lista dos contratos desde 2011. Para Sandoval porém nem a própria secretária conseguirá explicar tal ato uma vez que os dados sobre emendas estão disponíveis no Siafem. “Não sei porque ela quis publicar (as emendas). No meu entendimento se foi feito é porque foi legal e se foi ilegal o erro foi de quem estava à frente da secretaria e não do deputado”, alfinetou.

O anúncio pode favorecer a abertura da CPI contra o TCE e que quer investigar a relação do órgão com a Fundação Cultural. Faltam duas assinaturas para abertura da CPI.

Com relação à Kátia Rocha ela permanece no governo mas nos bastidores a informação é que ela teria deixado os dois cargos à disposição do governador Siqueira Campos depois que ela teve que devolver para os cofres públicos cerca de R$ 2.600 referente ao valor que ela doou para show na Pousada de familiares de Praxedes.