Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Aproximar o cidadão do Poder Legislativo. Essa é a proposta do Parlamento Popular, um programa da Assembleia Legislativa do Tocantins que prevê a realização de sessões plenárias itinerantes em cinco regiões administrativas do Estado. A primeira edição será nos dias 23, 24 e 25 de abril, na cidade de Araguatins, na microrregião do Bico do Papagaio, a 601 km de Palmas. O evento vai reunir lideranças políticas e comunitárias de 25 cidades do extremo-norte do Estado, além de contar com a participação de deputados, secretários de governo e convidados especiais, como a jornalista Cristiana Lobo, da Globo News.

A Assessoria da Assembleia informou ao Conexão Tocantins que não sabe informar ainda quanto será gasto na edição do projeto. A planília de custo ainda está sendo fechada.

“Nossa proposta é levar as atividades do Parlamento o mais próximo possível  do cidadão comum, para que ele possa conhecer, participar, reivindicar e, principalmente, entender como o Legislativo trabalha”, disse o presidente da Casa, deputado Sandoval Cardoso (PMDB). Para tanto, já estão confirmadas as cidades-pólo de norte a sul do Estado. No mês de junho, o evento acontece em Gurupi. Já no segundo semestre, no mês de agosto, o Parlamento Popular será realizado em Araguaína. Em outubro, será a vez de Arraias. E a última edição do ano contemplará a região de Miracema em dezembro. 

Já o palco da 1ª edição do Parlamento Popular acontecerá na Praça dos Pioneiros, próxima ao cais, no centro de Araguatins. Segundo o secretário-geral da Assembleia, Joaquim Júnior, está sendo montada no local uma estrutura com capacidade para até 800 pessoas. “Além do auditório, temos à disposição cinco gabinetes destinados às bancadas e blocos parlamentares, sala de operações, copa e sala de imprensa com internet”, informa.

Conforme programação, as sessões ordinárias começarão regimentalmente às 9 horas, no período da manhã, e às 15 horas, no período da tarde. O evento contempla também atividades interativas como visita a obras, jogo de futebol e palestra. Para o deputado Amélio Cayres (PR), o evento é uma grande oportunidade para a comunidade do extremo-norte do Tocantins interagir com o Legislativo. “Nosso trabalho será focado nas informações que estamos colhendo junto a toda a população do Bico, a fim de defendermos as reais necessidades de cada comunidade”, disse.

 Programação                     

Dia 23 – Terça-feira

Manhã – Recepção dos deputados e lideranças

Tarde – Visita a obras do Executivo na região

Dia 24 – Quarta-feira

09h -  Abertura da sessão ordinária

12h – Almoço

15h – Sessão ordinária (com participação dos secretários de Estado)

18h – Partida de futebol entre os deputados e os anfitriões

Dia 25 – Quinta-feira

09h – Abertura da sessão ordinária

9h10 – Suspensão da sessão para a realização da palestra “Crescimento Sustentável  da Região Norte”, com a jornalista Cristiana Lobo.

9h30 – Retorno da sessão para debates finais e encerramento.

12h – Almoço