Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Mais de 50% ou 42.966 proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2  têm até esta quarta-feira, 15, para quitar o IPVA– Imposto sobre Propriedade  de Veículos Automotores, em cota única sem desconto. A partir desta data,  caso esses proprietários permaneçam em atraso com o imposto, estarão  sujeitos às penalidades previstas em lei.

De acordo com o Código Tributário Estadual, o contribuinte em débito paga  sobre o valor do imposto multa de 0,12%, por dia de atraso, até 45 dias do  vencimento. Após este prazo, a multa sobe para 12% sobre o valor devido no  mesmo exercício e para 25 % se o débito ficar para o ano seguinte. “Quem  fica em dia com o IPVA evita prejuízos com multas e possíveis transtornos  com a apreensão do veículo”, explica a gerente do IPVA da Sefaz, Franceandra  Mendes Chaves.

Demais vencimentos

Para os 80.710 proprietários de veículos tributados com placas de finais 7 e  8, vence nesta quarta-feira o desconto de 10% no pagamento à vista. Também  nesta data o contribuinte pode optar pelo pagamento em até quatro vezes.  Para os veículos de placas com finais 3 e 4 vence a 3ª parcela. Para as  placas de finais 5 e 6 o vencimento é para a 2ª parcela.

O imposto deve ser pago na rede bancária autorizada mediante a apresentação  do DARE – Documento de Arrecadação de Receita Estadual. Este documento pode  ser acessado nas páginas da internet, www.sefaz.to.gov.br,  www.detran.to.gov.br ou nas Agências de Atendimento da Sefaz, após consulta  pelo número do Renavam do veículo.