Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prefeitos e demais participantes do Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas destacaram os benefícios que serão levados para os municípios tocantinenses, e avaliaram positivamente à realização do evento.  Os integrantes do Governo Federal responsáveis pelo evento elogiaram a organização e o alto número de participação.

O subchefe adjunto da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olmo Xavier, considerou o encontro palmense o melhor já realizado.

“Foi o encontro mais bonito que tivemos, em um local aberto, com linda paisagem e horizonte. Agradeço o empenho e disponibilidade do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e sua equipe que disponibilizaram toda a estrutura para realização do evento. Agradeço em nome de toda a equipe o acolhimento que tivemos em Palmas”, ressaltou Xavier.

No total de 139 prefeitos, 123 participaram do evento e mais de 1000 pessoas foram credenciadas. No encerramento o prefeito de Palmas destacou a interação do Governo Federal com os municípios.

“Estou muito satisfeito com o resultado, 123 prefeitos participaram e aqui tiveram acesso livre aos ministérios de forma simples e desburocratizada. Para Palmas foi muito proveitoso, além da liberação das 800 unidades habitacionais que recebemos, fomos a capital do país durante um dia”, afirmou Amastha.

Segundo o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, “os atendimentos superaram nossas expectativas, de maneira que o resultado ultrapassou em muito nossas expectativas, podendo atuar em conjunto o governo Federal, a Prefeitura de Palmas, o Estado e a Associação Tocantinense dos Municípios”, afirmou Andrino.

O prefeito de Colinas, José Santana, ressaltou a participação do secretariado do município. “Sempre sou eu como gestor municipal que vou até Brasília onde estão os ministérios, hoje, meus secretários vieram aqui e puderam esclarecer as dúvidas e despachar direto com os ministérios. Vamos nos reunir na próxima semana para avaliar os resultados daqui”, destacou Santana.

O chefe do poder Executivo de Itaguatins, Francisco Regis Alves, afirmou que na oportunidade foi possível estar mais próximo do governo Federal. “As propostas apresentadas aqui foram boas e consegui aprofundar mais como captar recursos”, explicou Alves.

Para o prefeito de Fátima, Raimundo Mascarenhas, a avaliação do encontro é bastante positiva porque, além do atendimento dos ministérios, houve a possibilidade de dialogar com outros gestores municipais. “Recebemos muitas orientações relativas ao governo federal, e isso é muito importante, mas também destaco a chance de conversar com gestores de outras cidades para trocar experiências”, enfatizou, acrescentando que buscou, por exemplo, apoio técnico junto à Prefeitura de Palmas na área do meio ambiente.