Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A representação de objetos por meio de linhas e traços revela uma característica propriamente humana: a necessidade da memória, da lembrança. O desenho é uma das mais antigas formas de arte e é o tema central da exposição “Traços da Avisto”, que será realizada entre 05 e 26 de junho na Galeria Sesc de Artes. Com vernissage marcada para a próxima quarta-feira, às 19h, a mostra conta com o trabalho de 18 artistas tocantinenses.

A mostra faz um apanhado na produção de artistas da Associação de Artistas Visuais do Tocantins: Almecides Pereira de Andrade, Ciro Gonçalves, Claudio Romário Montanari Antunes, Fernando Gomes da Silva, Francisco de Assis C. Costa Andrade, Helio dos Santos, Heverton Marinho Lacerda, Isadora Afonso Gomes de Araújo, Lucielia de Aquino Ramos (Luara Aquino), Marcos Dutra, Maria Aparecida Lacerda Dutra, Marina Teixeira de Souza Boaventura, Marivaldo Ribeiro Alves (Mahau), Mirian Aparecida Tesserolli, Niccolly Evannys Sandra Peixoto de Oliveira, Sérgio Lobo da Rocha e Solange Alves da Silva.

Sobre a arte do desenho, o curador da Mostra, Vone Petson, explica que: “O desenho nasce do reflexo das memórias e dos gestos da mão. Sua variabilidade se dá pela flexibilidade do traço, da inventividade, da multiplicidade de modelos e da associação desses modelos. O desenho servindo como contorno de uma pintura ou por si só é satisfatório, feitos de carvão em contato com a pedra ou, como nos dias atuais, a partir de imagens digitais construídas com pixels, é a expressão humana portadora das possibilidades”. 

Convidativa à reflexão, a mostra terá abertura no dia 05 de junho, às 19h, com entrada gratuita.