Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Os resultados positivos na redução de lesões e mortes no trânsito de Palmas, além do engajamento do município na realização das ações do Projeto Vida no Trânsito culminaram na realização, na capital, do III Encontro Internacional de Parceiros do Projeto RS-10 Brasil/ Vida no Trânsito, que acontece desta quarta, 5, a sexta-feira, 7, no Anexo I, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO).


O encontro, promovido pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde e Prefeitura de Palmas, será iniciado com o lançamento da campanha Bebida no Trânsito Mata, de iniciativa da Prefeitura e Opas.

O evento ainda contará com reuniões técnicas, com o objetivo de avaliar os resultados obtidos nos primeiros meses deste ano e planejar novas estratégias a serem implantadas, além de visitas pela cidade com o objetivo de mostrar aos financiadores do projeto as intervenções de engenharia já realizadas.

Para o prefeito Carlos Amastha, o evento é muito significativo para a capital. “Representa um impulso para as ações que já temos desenvolvido, mostra que estamos no caminho certo e acredito que o apoio dessas instituições contribui para a tomada de decisões mais assertivas no que se refere às estratégias e ações a serem desenvolvidas.”

Além de Palmas, participam do encontro representantes das demais capitais brasileiras que integram o projeto, sendo Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Teresina (PI) e Belo Horizonte (MG), assim como os representantes da Bloomberg Philanthropies; Organização Panamericana de Saúde/Brasil, Organização Panamericana de Saúde / WDC; Organização Mundial da Saúde-Genebra, Ministério da Saúde; Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHBSPH), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Parceria Global de Segurança Viária - GRSP; Embarq Brasil.

Campanha

A Prefeitura de Palmas, em parceria com a Opas, por meio do Projeto Vida no Trânsito, lança nesta quarta-feira, a Campanha Bebida no Trânsito Mata.

O evento, que abre a programação do III Encontro Internacional de Parceiros do Projeto RS-10 Brasil/ Vida no Trânsito, acontecerá às 9 horas, com a presença do prefeito da capital, Carlos Amastha; dos representantes da Opas, Roberto Colombo e Victo Pavarino; e do Programa Internacional Bloomberg Philanthropies, Kelly Larson.

Na ocasião serão apresentados dados referentes aos trânsito da Capital. A campanha tem por objetivo provocar mudança de comportamento nos condutores de veículo que têm o hábito de dirigir após o consumo de álcool. Com o intuito de fortalecer a campanha, a Prefeitura de Palmas e a Comissão Local do Projeto Vida no Trânsito estão mobilizadas no sentido de mudar o comportamento da sociedade palmense.

Já foram firmadas várias parcerias que inclui órgãos da esfera municipal, estadual, federal, empresas e sociedade civil. Durante este mês de junho, com o apoio dos parceiros, serão veiculados VTs e spots; utilizados busdoors e painéis de led; divulgados banners em diversos sites e blogs; distribuídos flyers e folders; e espalhados cartazes em pontos estratégicos da cidade.

Toda a campanha será reforçada pelas ações de arte-educação nos bares; debates em TV e rádio, além da Operação Lei Seca, que estará ainda mais presente no cotidiano dos palmenses. (Secom Palmas)