Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luciano Ribeiro

O Dia Internacional do Meio Ambiente foi celebrado em Palmas com a inauguração da maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tocantins. Fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura da Capital e a empresa de saneamento Foz/Saneatins, a ETE – Norte deverá beneficiar inicialmente uma população de cerca de 85 mil pessoas, com capacidade de expansão para uma população de mais de 200 mil habitantes de Palmas.

Com investimento de R$ 27 milhões da Saneatins (empresa de saneamento da qual o Governo do Estado é acionista), a Estação de Tratamento de Esgoto da região Norte de Palmas irá permitir o tratamento das águas em nível terciário, ou seja, remover nutrientes como nitrogênio e fósforo e micro-organismos da água a ser tratada. De acordo com o diretor-presidente do grupo Foz/Saneatins, Mário Amaro, o principal objetivo do tratamento na rede de esgoto é garantir qualidade de vida à população. “Onde se investe em esgoto, tem melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas”, completou.

Além disso, com esta estação avançada de tratamento de esgoto, o meio ambiente será um dos grandes favorecidos, pois a água ali será devolvida ao Lago de Palmas tratada e limpa. “O ganho ambiental será muito grande, pois vai devolver ao lago água 100% tratada”, frisou o presidente.

Informação compartilhada pelo secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, que participou da solenidade de inauguração da estação. Na ocasião, ele celebrou os investimentos no setor e frisou que a meta do Governo é ampliar o tratamento dado ao esgoto, cobrindo 80% dos municípios do Estado. “Temos que ressaltar que este foi um investimento 100% com recursos da Saneatins. A meta é sairmos do déficit do saneamento nos próximos seis anos. Em breve veremos estações como esta sendo inauguradas em Paraíso do Tocantins, Araguaína, Porto Nacional. Esta é a nossa meta”, completou.

Operando em capacidade máxima, a Estação de Tratamento de Esgoto – Norte irá processar um volume de até 700 mil litros por segundo de águas vindas das casas da população. De acordo com o vice-governador João Oliveira, a maior beneficiada será a cidade de Palmas. “Isso representa saúde, segurança, modernidade, evolução acompanhando o tempo. Este (saneamento) é um segmento que vamos fazer evoluir em todo o Estado do Tocantins”, apontou.

Para o prefeito da capital, Carlos Amastha, a nova estação de tratamento de esgoto irá possibilitar uma ampliação dos serviços, o que beneficiará a população. “Na prática representa uma água mais limpa e pura. Essa Estação faz com que a gente consiga atender a demanda de praticamente toda a capital. Ganha o meio ambiente, ganha a saúde e ganha a cidade”, completou.

Presenças

Na solenidade de inauguração da nova Estação de Tratamento de Esgoto estiveram presentes o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o vice-governador João Oliveira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso e o líder de governo na Casa, Carlão da Saneatins. Além deles, o presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros, o subprocurador geral de Justiça, José Maria da Silva Júnior e autoridades militares e religiosas e o secretariado estadual e municipal. (ATN)