Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, irá retomar as ações do Programa Projovem Trabalhador.  A Prefeitura deu inicio a execução direta do programa, e reiniciará as aulas  no dia 17 de junho para os 690 jovens já inscritos. Também serão disponibilizadas mais 810 vagas.

Os interessados nestes novas vagas podem se inscrever na sede do Sistema Nacional de Emprego – Sine Palmas, situado atrás do HSBC da JK ou no CRAS mais próximo da sua residência.

As atividades haviam sido paralisadas no fim do ano passado e ainda não tinham sido retomadas devido à constatação de irregularidades no processo de contratação da empresa responsável por executar as atividades relativas ao programa. “Não queremos que esses alunos sejam mais prejudicados, por isso que, com recursos e estrutura próprios, estamos retomando as aulas para concluir essa primeira etapa do programa que está em aberto”, destacou o secretário Luiz Carlos Borges da Silveira.

De acordo com a diretora de Qualificação, Eutália Barbosa, está etapa, correspondente a qualificação profissional, é muito importante porque está aliada à inserção no mercado de trabalho. “Estamos convocando os 690 alunos que já estavam frequentando essas aulas  e abrindo novas matriculas para mais  jovens  que tenham interesse em ingressar no programa”, disse.

O Programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã  é uma parceria firmada entre o Governo Federal  e o Município de Palmas com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradora de rendas.

Cursos ofertados

Administração, saúde, serviços pessoais, turismo e hospitalidade, telemática, construção e reparos e comércio varejista.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever noProjovem o interessado deve ter entre 18 e 29 anos, estar concluindo ou ter concluído o ensino médio, não estar empregado e ter uma renda per capita familiar de um salário mínimo.

Benefícios

Os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100,00/mês em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência às aulas. Os alunos ainda recebem um kit com mochila, caderno, canetas, lápis, borracha, boné e duas camisetas. Também é oferecido lanche e auxilio  transporte.

Curso

As atividades são divididas em duas etapas, a qualificação social e qualificação profissional.  

 Documentos necessários para a inscrição

Cópias do CPF, RG, título de eleitor, número do PIS, reservista, carteira de trabalho  pagina com foto, o verso, e página do contrato de trabalho) comprovante de endereço e de escolaridade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone.