Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Monte do Carmo

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Monte do Carmo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Festa de Nossa Senhora do Rosário de Monte do Carmo Festa de Nossa Senhora do Rosário de Monte do Carmo

A presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marinalva Barros, apresenta nesta sexta-feira, 14, a cartilha “Escrevendo História e Salvaguardando a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Monte do Carmo, Tocantins”, da qual é organizadora. O evento acontece no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, às 15h. Na ocasião, se apresenta também a Roda de Tambor de Monte do Carmo.  

A cartilha traz os detalhes e significados da Festa de Nossa Senhora do Rosário. O conteúdo é de autoria da professora doutora Noeci Carvalho Messias, que desenvolveu pesquisa de doutorado sobre esta festividade, em 2010 pela Universidade Federal de Goiás. A finalidade da cartilha ilustrada é contribuir para a realização de atividades educativas e de vivencia culturais locais, conhecer e divulgar as práticas culturais, fortalecer a preservação do patrimônio cultural imaterial brasileiro e a identidade dos grupos sociais.  

O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins e Fundação Cultural do Tocantins no edital Prêmio Mestre Dió 2011, de Apoio a Grupos Culturais Populares.