Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Defensoria Pública do Tocantins realizará atendimentos e orientações jurídicas gratuitas à comunidade carente de Gurupi e Região durante a 2ª edição do projeto Parlamento Popular, da Assembleia Legislativa do Tocantins, que acontecerá no Parque do Mutuca, em Gurupi, nesta quarta, 19, e quinta-feira, 20.

Nesses dois dias, os Defensores Públicos do Núcleo Regional de Gurupi prestarão atendimentos em salas disponibilizadas dentro da estrutura do Parlamento Popular. Além das orientações jurídicas, a área da família também terá uma atenção especial com a disponibilização de exames gratuitos de DNA para o reconhecimento de paternidade, sendo neste caso necessária a presença da mãe, filho e o suposto pai. Os exames de DNA serão realizados na quinta-feira, 20.

Para receber atendimento jurídico é imprescindível que o assistido leve toda a documentação pessoal: Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, e comprovante de residência.

A Defensoria Pública esteve presente na primeira edição do Projeto, realizada em abril, em Araguatins, com a presença do defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, que também prestigiará o evento em Gurupi e já confirmou a participação da Defensoria Pública em todas as edições do projeto Parlamento Popular. Esta é uma oportunidade da Defensoria Pública estar ainda mais perto daqueles que necessitam dos atendimentos, e ainda divulgar as ações e o trabalho realizado pela Instituição.  

A participação da Defensoria Pública atende a um convite feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso, ao defensor público geral para ser parceira durante a ação.  

Parlamento Popular

A proposta do programa Parlamento Popular da Assembleia Legislativa é aproximar o cidadão do legislativo, realizando sessões plenárias itinerantes. O evento vai reunir lideranças políticas e comunitárias de 24 cidades do sul do Tocantins, juntamente com Deputados e Secretários do governo. Além das sessões plenárias, com debates e votações a partir de quarta-feira, 19, constam na programação visitas a obras, jogo de futebol e palestra sobre atualidades com o jornalista Caco Barcellos. Na terça-feira, 18, serão realizadas atividades interativas como visitas ao Coperfrigo, no Setor Industrial; ao Estádio Rezendão; às instalações da nova sede da Prefeitura Municipal, na saída para Peixe, e também ao Sistema de Produção Integrada - SPI.  

Programação 

Dia 18 – Terça-feira 

14h – Chegada dos deputados

14h30 – Visita:

• Coperfrigo – Setor Industrial

• Estádio Rezendão

• Futuras instalações da Prefeitura de Gurupi

• Confinamento Sistema de Produção Integrada

 Dia 19 – Quarta-feira

9h - Abertura da Sessão Ordinária

12h – Almoço

15h – Sessão ordinária

18h – Partida de futebol entre os deputados e os anfitriões 

Dia 20 – Quinta-feira

09h – Abertura da Sessão Ordinária

9h30 – Suspensão da sessão para a realização da palestra “Atualidades”, com o jornalista Caco Barcellos.

10h30 – Retorno da sessão para debates finais e encerramento

12h – Almoço (Ascom Defensoria Pública)