Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

O governador Siqueira Campos assinou nesta quinta-feira, 27, termo de fornecimento autorizando o transporte das cisternas do Programa Tocantins Sem Sede aos municípios atendidos no sudeste do Tocantins. A assinatura do termo foi feita durante a solenidade de inauguração de fábrica da empresa Acqualimp, que fornecerá os reservatórios plásticos que devem amenizar os problemas causados pela falta de água na região durante o período de estiagem.

Na ocasião, Siqueira Campos ressaltou a importância do processo para entrega das cisternas e enfatizou que o combate à sede é uma meta de sua gestão. “É muito triste ver todos, homens, mulheres, crianças, idosos tomando água suja, de barreiros”, disse.  O governador ainda frisou a riqueza hídrica do Tocantins em contraponto à situação crítica que os municípios do sudeste enfrentam durante a seca. “O nosso Estado é um dos mais privilegiados do Brasil e ainda assim a gente vê que neste aspecto ainda lembra o semiárido do Nordeste”, comentou.

O início da entrega das cisternas aos 27 municípios contemplados pelo Tocantins sem Sede é, segundo o governador, um divisor de águas no combate à sede da população tocantinense. “Isso é tão importante, que o que está sendo construído tem uma dimensão histórica que ainda não podemos avaliar”, destacou.

Para o presidente da Agência Tocantinense e Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, a água armazenada nas cisternas possibilitará uma drástica melhoria na vida da população que sofre com a seca. “Nós consideramos que este programa traz benefícios para as comunidades atendidas, principalmente para as famílias mais carentes. Do ponto de vista da economia vai empregar muita mão de obra, vai vender muito mais combustível e gerar renda”, complementou.

De acordo com o presidente, o investimento de cerca de R$ 90 milhões na construção de barragens e na implementação de sistemas de abastecimento de abastecimento básico beneficiarão a população de diversas partes do Estado. Conforme Galdino, com a construção das 135 barragens do Tocantins sem Sede, a meta é atender cerca de 57 mil pessoas. “No centro-norte e no extremo norte do Estado, iremos levar 80 sistemas simplificados de fornecimento de água. Serão 320 Km de rede de distribuição que levará água limpa na porta das famílias”, explicou.

Segundo a presidente do Comitê Gestor do Tocantins sem Sede do município de Jaú do Tocantins, Alessandra Fagundes, a medida beneficiará principalmente os municípios pequenos, que sofrem com a estiagem. “Eu creio que quando o governo Siqueira Campos estabeleceu o Programa, a meta era atender principalmente aos pequenos municípios que sofrem muito no período sem chuvas”, destacou.

Casa-abrigo

Tipo de construção bastante comum nas comunidades carentes do interior do Tocantins, os telhados de palha não servem para a captação de água para consumo humano, conforme normativa do Ministério da Saúde. Para sanar o problema, o governo do Estado vem buscado parcerias para construir casas-abrigo que funcionarão como captadoras de águas da chuva para abastecer as cisternas. “O Ministério da Saúde não permite que seja captada água para consumo humano de telhado de palha e quase 50% dos casebres que receberão as cisternas são assim”, afirmou Galdino.

Fabricação das cisternas

O diretor da Acqualimp, Amauri Ramos destacou que a fábrica tem capacidade de produzir até 1.300 cisternas/mês. A atuação da empresa, segundo Ramos, será na fabricação e entrega dos reservatórios. “A instalação e manutenção das cisternas ficam a encargo do gestor ou de quem a receber”, frisou. Ao todo, serão distribuídas 11.350 cisternas para o programa, que exigirá 2.270 viagens de caminhão entre a fábrica e os pátios dos municípios.

A Acqualimp disponibilizou um serviço de atendimento aos usuários das cisternas do Tocantins sem Sede. Qualquer dúvida ou reclamação, os moradores das cidades atendidas pelo programa devem ligar para o número 0800 081 6060. (ATM)