Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

A deputada Josi Nunes (PMDB) subiu à tribuna na sessão matutina desta quarta-feira, dia 7, para cobrar do Executivo ações prometidas para o mês de agosto, como as operações tapa-buraco, a convocação de aprovados no concurso do quadro geral do Estado e melhorias na rede de Saúde.

Os deputados Sargento Aragão (PPS) e José Augusto Pugliese (PMDB) também teceram duras críticas ao Governo, afirmando que, apesar do não-cumprimento do compromisso e das inúmeras medidas relacionadas a cortes de salários e redução de cargos, o Executivo continua criando cargos de provimento em comissão, em vez de dar posse aos aprovados.

Em seu discurso, Josi lembrou a garantia do presidente da Agetrans de que até agosto todas as rodovias estaduais seriam recuperadas, o que não foi cumprido, segundo a deputada. “Agosto é o mês em que o secretário da Administração nos disse que todos os aprovados no concurso público estariam empossados e que possivelmente as convocações estariam até avançando ao cadastro reserva”, destacou.

Outra questão abordada por Josi envolve a área da Saúde, como promessas quanto à normalização do fornecimento de medicamentos e materiais, bem como a reformas e compra de equipamentos para as unidades hospitalares do Estado. “O mês de agosto bateu à porta e onde está o Hospital de Augustinópolis, que promete contar com 200 leitos? O de Araguaina, que promete 400 leitos? E o de Gurupi?”, questionou.

Na defesa do Governo, o deputado José Bonifácio (PR) afirmou que as ações anunciadas para a Saúde estão sendo realizadas. “As obras de ampliação do hospital de Augustinópolis estão a todo o vapor. É uma grande conquista para a região, que vai passar a contar com 210 leitos, em vez de 100, além da UTI neonatal e do ambulatório de medicina especializada”, rebateu.

Sobre a questão do concurso, Bonifácio lembrou que o Governo não precisa ceder à pressão política para chamar os aprovados, pois está cumprindo o prazo legal e, se necessário, pode ainda prorrogar por mais dois anos a validade do concurso. (Dicom AL)