Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A IV Conferência Municipal de Cultura de Palmas, a ser realizada nos dias 9 e 10 de agosto, no auditório do Comando Geral da Policia Militar do Estado do Tocantins, terá como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal e Nacional de Cultura”.

 A Conferência, que acontece em diversos municípios do Brasil, apresenta-se com o desafio e oportunidade única para a sociedade e o poder público fazerem juntos uma análise crítica e propositiva acerca das políticas culturais.

 A convocação da sociedade palmense tem como objetivo discutir a cultura da cidade e eleger propostas no âmbito local, para serem apresentadas na 3ª Conferência de Cultura do Tocantins (sem data definida) e na 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada no mês de novembro, em Brasília. Isso vai exigir de todos os participantes, esforços para uma análise mais profunda acerca dos problemas que afetam as demandas setoriais da classe artística.

 Para o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luiz Teixeira, os eixos temáticos da IV Conferência foram definidos pelo Ministério da Cultura sem qualquer prejuízo para as discussões acerca das demandas locais.  "Os eixos temáticos serão os mesmos para todas as etapas, entretanto, as mediações coordenarão o processo de forma seletiva, no sentido de elencar propostas em âmbito municipal, estadual e federal. Nesse sentido, a etapa municipal é fundamental, uma vez que o município tem ações muito diretas junto à sociedade”, ressalta Luiz Teixeira.

 A IV Conferência Municipal de Cultura foi organizada com a participação de representantes da FCP, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e, ainda, da sociedade civil. Poderão participar quaisquer interessados que morem em Palmas, sendo que estarão aptas a votar pessoas a partir de 16 anos. (Secom Palmas)