Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Aconteceu neste sábado, 17, a primeira audiência pública do PPA Participativo - Para Palmas Avançar. Na cerimônia de abertura, o prefeito Carlos Amastha abordou a importância da participação da população para identificar as prioridades e demandas de cada região da Capital.

 “Não estamos transferindo a comunidade à responsabilidade de governar, mas exercendo o direito de democracia, pois atrás de toda política pública tem um palmense. Tem ações de médio e longo prazo que exigem estudos e muita técnica, mas é preciso incluir no PPA as ações imediatas sugeridas pela comunidade que dá para resolver logo”, afirmou Amastha.

 Para o secretário de Planejamento e Gestão, Adir Gentil, o momento é oportuno para identificar as prioridades da sociedade de maneira que a mesma seja beneficiada de forma direta. “A melhor maneira de governar é conversando com o povo. A partir do momento que a decisão é tomada apenas pela gestão perdemos a oportunidade de planejar democraticamente o desenvolvimento de Palmas”, garantiu Adir.

 A ação, que também insere a Secretaria de Governo e Relações Institucionais, recebeu o incentivo e apoio do secretário Tiago Andrino. “Hoje é um dia único e histórico para nossa Capital, estamos tendo a oportunidade de contribuir para a elaboração de um planejamento baseado de acordo com a realidade de cada um”, ressaltou o secretário.

 O assessor especial de Assuntos Estratégicos, Hector Franco, apresentou a metodologia que será usada para a construção do PPA e lembrou que já existe um Plano de Governo, mas que o mesmo não é estático e ouvindo a população poderá completar com as necessidades apresentadas. “Temos o Plano de Governo que é um plano real, que abrange o transporte público, uma cidade acessível e empreendedora, saúde, educação, segurança e tantas outras coisas, porém nosso plano não é estático e por isso as sugestões”, explicou Franco.

 Participaram do evento, secretários municipais, centenas de representantes de entidades de classe, sindicatos, associações, movimentos sociais, entidades acadêmicas entre outros segmentos da sociedade civil organizada.

 Encontros

Serão realizados mais quatro encontros nos quais os moradores das diferentes regiões da cidade poderão contribuir na construção das metas e diretrizes que irão compor o plano. Além das consultas, os palmenses poderão formular cinco sugestões, sendo duas em âmbito geral para a cidade e três para regiões específicas, por meio de site que será lançado durante a primeira audiência pública.

A próxima audiência pública será realizada no dia 24 de agosto, a partir das 14 horas, na Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, localizada na quadra 1206 Sul. (Secom Palmas)