Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado do PSDB, Freire Junior, afirmou após a rejeição das contas de 2009  de Marcelo Miranda e Carlos Gaguim, ambos do PMDB, que deputados do próprio PMDB votaram pela reprovação do processo.  “Deputados do PMDB votaram contra o PMDB. Não sei como funciona a cabeça desses parlamentares. Tem que fazer uma perícia na cabeça dos parlamentares que votaram para atender a outros interesses”, disse.

Freire frisou que as contas foram rejeitadas por uma manobra do Palácio e atribuiu a articulação ao secretário Estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. “Ele abriu o baú da perversidade de novo e vai ter o troco lá na frente. Hoje está se fazendo uma página feia e escura do nosso parlamento”, disse.

O deputado Sargento Aragão (PPS) confrontou os números de votação do painel com as falas dos deputados que disseram que votaram a favor das contas. “Onze aqui falaram que votaram a favor e o painel só deu nove”, disse. Após a votação afirmaram ter votado a favor da aprovação: Manoel Queiroz (PPS), Sargento Aragão (PPS), Eli Borges (PMDB), Josi Nunes (PMDB), José Roberto Fgorzani (PT), José Bonifário (PR), Stalin Bucar (PR), Freire Junior (PSDB), Marcelo Lelis (PV) e Luana Ribeiro (PR).

O deputado Eli Borges (PMDB) pediu que o presidente Sandoval Cardoso (PSD) fizesse outra votação. “Acredito que 11 deputados se tivessem votado contra não teriam coragem de dizer o contrário”, frisou.

O presidente argumentou que está seguindo o regimento interno e se negou a anular a primeira votação.Sandoval deixou aberta a possibilidade de se fazer uma perícia no painel. 

Articulação

O Conexão Tocantins adiantou ainda na sexta-feira, 30, que uma articulação estava em curso para que as contas de 2009 fossem rejeitadas. Na ocasião em contato com o deputado peemedebista Iderval Silva ele negou a possibilidade de votar contra o partido. No entanto pelo que tudo indica Iderval e Vilmar do Detran  mesmo sendo do PMDB ajudaram a rejeitar as contas dos ex-governadores do próprio partido.