Com o objetivo de construir o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, tem início nesta quarta-feira, 25, a partir das 19h, no Auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins, o II Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos.
Realizado pela Secretaria de Defesa Social, Comitê de Educação em Direitos Humanos e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, o evento traz à discussão o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos elaborado em 2005. O encontro, que é aberto ao público, será um espaço de discussão do Plano que tem como eixos educação básica, ensino superior, educação não formal, educação no sistema de justiça e segurança, e educação e mídia.
Segundo a técnica em Direitos Humanos da Secretaria de Defesa Social, Janaína Costa Rodrigues, o Plano de 2005 será apreciado e discutido por atores sociais que desenvolvem atividades em diversas áreas do Estado. “Após a aprovação do Plano, que têm ações direcionadas às entidades governamentais e não governamentais alicerçadas em seus eixos, esperamos construir uma cultura de direitos humanos, com respeito às diferenças, combate à intolerância religiosa e ao preconceito de raça, gênero e orientação sexual”.
O Plano Estadual segue a terceira edição do PNDH – Programa Nacional de Direitos Humanos.
Programação
25 de setembro
19h – Credenciamento e Abertura Solene
20h – Palestra Magna “A Política Pública de Direitos Humanos no Estado Brasileiro”. Palestrante: Professor Denilson Barbosa de Castro - UFT
21h – Debate
26 de setembro
8h – Palestra “O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: desafios atuais”. Palestrante: Paulo César Carbonari. Vice - presidente do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, Professor do Instituto de Filosofia de Passo Fundo e Doutorando em Filosofia.
10h – Debate
11h – Contextualização do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos
12h – Intervalo
14h às 17h – Mesa Redonda: “A situação da Educação em Direitos Humanos no Estado do Tocantins: uma análise dos cinco eixos”
Educação Básica Educação Superior Educação não Formal Sistema de Justiça e Segurança Educação e Mídia17h30m – Debate
27 de setembro
8h às 12h – Trabalho em grupos para organização das propostas
14h – Plenária Final de apreciação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. (Ascom Seds)