Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Polícia Rodoviária Federal - PRF divulgou os resultados da operação Proclamação da República, realizada entre os dias 14 e 17 de novembro. Segundo o balanço da PRF foram realizadas 23 autuações por embriaguez e seis prisões, o número é cinco vezes maior do que os apresentados no mesmo período do ano passado.

Em toda a operação 1321 veículos foram abordados com 486 autuações realizadas. Mas de acordo com os dados divulgados pela PRF alguns números foram positivos, a quantidade de acidentes reduziu em 50% em relação ao ano passado. Foram 12 acidentes, 10 pessoas feridas e apenas uma vítima fatal. Joacyr Dias Pereiras, de 76 anos, faleceu em decorrência de um atropelamento acontecido na BR 230, no KM 2,6, município de Aguiarnópolis. Segundo informações da PRF o atropelamento aconteceu por voltas das 03h30 deste domingo, 17, onde uma motocicleta atingiu o idoso, o condutor fugiu sem prestar socorro e não identificado até o momento.

Três infrações em 15 minutos

A postura imprudente de um motorista chamou a atenção dos agentes da Polícia Rodoviária Federal na última quinta-feira, 14. Em menos de 15 minutos ele realizou três ultrapassagens perigosas. Em Wanderlândia,durante realização de serviço de ronda na região norte do estado, entre Araguaína e Palmeiras do Tocantins, agentes da PRF flagraram um veículo Fiat modelo Uno, conduzido por R. F. S., 48 anos, efetuar uma ultrapassagem, forçando passagem entre veículos. Após abordagem o mesmo informado de que seria notificado. Uma vez que o condutor seguia para Imperatriz/MA, foi convidado a parar na Unidade da PRF em Palmeiras. Durante o percurso, o condutor efetuou outras duas ultrapassagens em local proibido, sendo novamente parado e advertido da sua postura no trânsito.

Foi realizado o teste de alcoolemia, não acusando nenhuma ingestão de bebida alcoólica. O condutor foi autuado pelas infrações cometidas e posteriormente liberado. No seu prontuário deverão ser registrados 21 pontos pelas infrações e ele terá sua CNH recolhida.

Crianças viajando sem documentação

Também na quinta-feira, 14, em Gurupi, no km 663 da BR-153, a PRF abordou um ônibus, que fazia a linha Gurupi a Palmas. O veículo, com lotação excedente, transportava treze crianças em situação irregular desacompanhada de qualquer documento ou autorização do juizado da infância e da juventude. Foi solicitada a presença do Conselho Tutelar de Gurupi à Unidade da PRF, e que após a regularização teve o veículo liberado para prosseguir viagem. O ônibus foi autuado pela PRF, por excesso de passageiros e possivelmente sofrerá sanção do Juizado da Infância e Juventude por permitir o embarque de menores sem a devida documentação.

Outras abordagens

Na sexta-feira, 15, em Guaraí, no km 329 da BR 153, os gentes da PRF abordaram um veículo com placas de Goiás, conduzido por V. T. N., 38 anos. No interior do veículo foram encontrados um revólver calibre 38, com 5 munições não deflagradas, R$ 44.172,60  em cheques, R$ 2.430,00 em dinheiro. O condutor e os pertences relatados foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Guaraí para as providências pertinentes.

Já em Paraíso do Tocantins, na última quinta-feira, 14, no km 496 da BR 153, a PRF aprendeu 539 celulares, 250 baterias, 272 pen drives, 100 cartões de memória, 5 vídeo games Playstation, 5 tablets e 1 aparelho de CD/DVD Pioneer que estavam desacompanhados de nota fiscal e sendo transportados no veículo com placas de Goiânia, conduzido por M. C. A., 38 anos. A ocorrência foi apresentada à Secretaria da Fazenda do Tocantins - SEFAZ/TO.