Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ises Oliveira

Foto: Ises Oliveira

O deputado e presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, da Assembleia Legislativa do Tocantins, Marcelo Lelis (PV) encaminhou no início desta semana, ofício a todos os prefeitos e vereadores das cidades onde serão criadas as Regiões Metropolitanas. A meta, segundo Lelis, é dar aos gestores, a oportunidade para que eles analisem o projeto antes da apreciação na Assembleia.

O Projeto de Lei que cria as regiões metropolitanas de Palmas, Araguaína e Gurupi, é de autoria do Governo do Estado e terá seu mérito analisado na comissão presidida por Lelis.

“Encaminhamos um ofício com uma cópia do projeto a todos os prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos para que os gestores analisem a proposta do Governo. Também nos colocamos a disposição para esclarecimentos, questionamentos e sugestões, considerando que o projeto terá seu mérito analisado pela comissão que presidimos e a importância da proposta para esses municípios”, declarou Lelis.

Projeto

O Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado, propõe a criação das Regiões Metropolitanas nos municípios de Palmas, Gurupi e Araguaína e englobará mais de cinquenta cidades com a meta de facilitar a atração de recursos para a realização de obras e serviços de infraestrutura relacionados à mobilidade urbana, à educação, à saúde e segurança pública.

Veja a composição das regiões, caso o projeto seja aprovado na íntegra, pela Assembleia Legislativa.

Palmas

A região Metropolitana de Palmas, de acordo com o Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa, será integrado pelos municípios de Aparecia do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis e Tocantínia.

Araguaína

Integram a Região Metropolitana de Araguaína, segundo o projeto, além deste município, as cidades de Araguanã, Arapoema, Babaçulândia, Aragominas, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Carmolândia, Filadélfia, Muricilândia do Tocantins, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D´arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

Gurupi

Já os municípios de Dueré, Figueirópolis, Aliança do Tocantins, Lagoa da Confusão, Crixás do Tocantins, Cariri do Tocantins, Sucupira, Peixe, Jaú do Tocantins, São Valério da Natividade, Alvorada, Palmeirópolis, Araguaçu, Sandolândia, Formoso do Araguaia, Talismã e São Salvador do Tocantins farão parte da Região Metropolitana de Gurupi.