Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Com o apoio da Prefeitura de Palmas, a Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários do Tocantins (AJEE) e a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) realizaram na quinta-feira, 12, o I Encontro de Fomento à Cultura Empreendedora em Palmas. O objetivo do evento foi apresentar a importância da implantação da Educação Empreendedora na rede de ensino municipal.

Na ocasião, foi apresentada a Metodologia “Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo” (OPEE), que é adotada pela Conaje nacionalmente no projeto “Empreendedores do Futuro”, para desenvolver o ensino do Empreendedorismo e seus valores.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, destacou a necessidade do empreendedorismo na formação inicial dos alunos. Ainda de acordo com o chefe do Poder Executivo é compromisso da gestão incluir o empreendedorismo na Educação.

“Hoje contamos com ótimas estruturas físicas nas escolas, mas é preciso ter também a melhor Educação, e ter o empreendedorismo é fundamental para a vida dos nossos jovens assim como a Educação ser ainda de mais qualidade”, afirmou o gestor municipal.

O presidente da Conaje, Rodrigo Paolilo, ressaltou que a metodologia tem sido implantada em outros estados e os resultados apresentados são positivos. “O aluno passa a ter uma visão diferenciada, passa a planejar suas ações o que influencia diretamente em seu futuro. A integração entre pais, alunos e professores é bem maior. Este projeto já está em Goiás, Maranhão, São Paulo e Santa Catarina”, explicou.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, chamou a atenção para o potencial voltado para o empreendedorismo de Palmas. “As pessoas continuam vindo de fora para investir em Palmas por ser uma capital jovem. Temos que potencializar e incentivar esta característica em nossas crianças e jovens,” ressaltou.

O evento contou também com o apoio da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) e da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa).

Projeto Conaje Empreendedores do Futuro

O Projeto “Empreendedores do Futuro" desenvolvido pela Conaj, que servirá de base para o Projeto Empreendedorismo na Educação ensejado pela AJEE Tocantins, tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino de forma a propiciar às crianças e jovens práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo, bem como desenvolver habilidades que lhes permitam serem protagonistas das próprias vidas. (AJEE/ Secom Palmas).