Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) divulgou esta semana o edital para processo seletivo simplificado de monitores e tutores voluntários do programa Mais Educação. Conforme o edital, disponível no link http://portal.palmas.to.gov.br/media/doc/6_1_2014_14_20_1.pdf, a seleção destina-se ao preenchimento de 400 vagas para monitores e 15 vagas para tutores, a serem distribuídas nas escolas urbanas e do campo. Podem participar estudantes e graduados em institutos federais ou universidades públicas e particulares, nas áreas de pedagogia, matemática, letras, informática, entre outras.

As inscrições serão efetuadas na Coordenação de Educação Integral, da Semed, nos dias 20, 21 e 22 deste mês. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível em anexo do edital); cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, diploma para graduados e histórico escolar para não graduados, e ainda certidão negativa de antecedentes civis e criminais.

A seleção se dará por uma única etapa classificatória e eliminatória, realizada através da análise de currículo, cuja pontuação valerá 12 pontos. O resultado será publicado no site da Prefeitura Municipal de Palmas – www.palmas.to.gov.br, por ordem de classificação, na data provável de 24 de janeiro.

Conforme o edital, o monitor voluntário selecionado para desenvolver as atividades do macrocampo de orientação de estudos e leitura terá carga horária diária mínima de 90 minutos e uma carga horária semanal mínima de sete horas e meia. Já o monitor selecionado para desenvolver as demais atividades terá carga horária diária mínima de 60 minutos por turma. A quantidade de turmas de cada monitor dependerá da agenda de atividades da escola e da disponibilidade de tempo do monitor.

O Programa

Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, o programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).