Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

O Sistema Integrado de Operações (Siop) realizou um balanço do atendimento realizado em 2013 e contabilizou 161.088 ocorrências registradas. Das demais ligações recebidas pelo Siop na capital, 40.607 foram trotes, o que equivale a uma média de 205 ligações por dia. As chamadas interrompidas ou mudas somam 54.216, média de 279 ligações diárias. Em terceiro lugar estão às chamadas para informação ao cidadão, que totalizaram 39.553 e a média foi de 199 atendimentos por dia.

O Siop foi implantado em Palmas no ano de 2005. Em 2012 foram instalados os núcleos de Araguaína e Gurupi.

Nos primeiros anos de funcionamento o sistema passou por uma defasagem natural relativa aos equipamentos, uma vez que o mercado já disponibilizava de tecnologias avançadas e mais eficientes. Mas a partir de 2011, a modernização física e tecnológica do setor proporcionou a dinamização dos trabalhos e um salto de qualidade nas atividades policiais.

Para os servidores foram oferecidos cursos de capacitação, o que estimulou a equipe de informática a desenvolver o Sistema de Gestão, Estatística de Segurança Pública (SIGESP), que é capaz de traduzir em gráficos e mapas os índices da criminalidade nas diversas quadras e setores da capital, permitindo aos setores operacionais das instituições policiais a traçarem estratégias de combate à criminalidade.

O sistema Argus, desenvolvido no mês de novembro de 2013, para aparelho de celular com sistema operacional Android, é utilizado para rastreamento de viaturas, consulta de veículos e indivíduos, empenho da viatura mais próxima ao local da ocorrência, sugestão de patrulhamento em pontos críticos da cidade, dentre outros.

Já o Sistema de Comunicação Instantânea (spark) foi implantado para promover a comunicação com agilidade entre os servidores da polícia militar. Ele permite a transferência de arquivos, salas de conferência, auxilia na gestão administrativa e é utilizado para a comunicação de ocorrência entre os atendentes e despachantes do Siop.