Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Projeto de revitalização ambiental contemplado pelo Programa Nascente Viva, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) beneficiará o Lago Canudo, localizado no município de Dois Irmãos. O projeto está sendo desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dois Irmãos (Apae) e conta com apoio da Prefeitura Municipal.

Cerca de 1.500 mudas de árvores nativas já estão sendo preparadas para iniciar a ação, que abrange uma área de aproximadamente 8.000 m², incluindo a nascente do Grota Rica, afluente do Rio Lajeado. A Apae de Dois Irmãos também está sendo beneficiada por outro projeto da Semades, o Vem Plantar Comigo, que possibilitará a construção de um viveiro eco-pedagógico na unidade.

De acordo com o secretário da Semades, Alan Barbiero, projetos como este seguem uma tendência nacional de envolver as comunidades no processo de discussão ambiental. “Além de fomentarmos a inclusão sócio-ambiental com os alunos da Apae, que são responsáveis por cuidar do viveiro, também estimulamos a participação da comunidade”, ressaltou.

Segundo João Reis Pereira, um dos responsáveis pelo projeto, o viveiro terá capacidade para o cultivo de três mil mudas de árvores nativas. “O viveiro vai melhorar demais o nosso trabalho. Aqui na APAE está todo mundo animado com o projeto”, declarou. (Ascom Semades)