Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na tarde da última terça-feira, 21, data em que se comemora, desde o ano de 2007, o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, o Governo do Tocantins, por meio da equipe da Diretoria de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais da Secretaria de Defesa Social (Seds), reuniu-se com representantes de vários segmentos religiosos para discutir a criação de um Comitê de Diversidade Religiosa no Estado.

Na ocasião, o secretário da Seds, Nilomar dos Santos Farias agradeceu a presença de todos e destacou a importância da realização de ações conjuntas visando a efetivação dos direitos humanos. “O objetivo é buscar fazer o bem independente da religião que congregarmos e vivermos harmonicamente com nossos semelhantes, com tolerância e aceitação às suas escolhas religiosas e filosóficas. Não necessitamos de um espaço físico para externarmos a fé, mas sim alargarmos o espaço em nossos corações para amar e aceitar o próximo nas diferenças. Estamos à disposição para que possamos trabalhar juntos”.

A representante titular da Seds, no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH/TO), Janaína Costa Rodrigues, que conduziu a reunião, falou da importância de se discutir o respeito à liberdade de culto, a laicidade do Estado e o combate à violência motivada por preconceito religioso, apresentou minuta do Decreto de criação do Comitê de Diversidade Religiosa do Estado do Tocantins, uma minuta do Projeto para apreciação e sugestão; realçando também a importância da participação dos diversos segmentos religiosos.

Para a coordenadora do Movimento Pela Vida no Tocantins e membro do Comitê Nacional de Diversidade Religiosa, Tânia Maria Ribeiro Cavalcante, o trabalho tem que ser feito no dia a dia: “Todos tem seus trabalhos sociais específicos, mas tem coisas comuns a todos, podemos juntos trabalhar na atitude diária o respeito à individualidade e ao direito à laicidade; e desenvolver o amor, a caridade. Com essa prática diária será possível conviver com os demais, pois o respeito ao ser humano é algo defendido por todas as religiões e essa convivência pacífica vai diminuir a violência e males como a depressão”.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 18 de fevereiro de 2013.

Além dos representantes dos segmentos religiosos, participaram da reunião a secretária Executiva da Seds, Paula Moura e a diretora de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais da Seds, Vanessa Trigílio.