Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na próxima sexta-feira, 07/02, a Controladoria-Regional da União no Tocantins terá novo chefe, Leonel Alves de Melo. A cerimônia de posse será realizada no auditório do edifício sede da Justiça Federal na Quadra 201 Norte, em Palmas/TO, às 09 horas.

Representando o ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho, estará presente a Diretora de Auditoria da Área de Produção e Tecnologia da CGU, Lucimar Cevallos Mijan.

A CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também deve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.

Perfil de Leonel

Leonel Alves de Melo é natural de Brasília, tem 29 anos e se tornou o mais jovem Chefe Regional da CGU desde a criação do Órgão, em 2003. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará e Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas após ter concluído MBA em Gestão Pública oferecido pela Instituição.

Ingressou na Controladoria-Geral da União em 2008, mediante aprovação em concurso público para o cargo de Analista de Finanças e Controle.

Na CGU, Leonel iniciou sua carreira na Unidade Regional do Amapá, tendo ainda trabalhado na Unidade Regional do Piauí.

Durante o período decorrido desde o seu ingresso no Órgão, Leonel desempenhou as mais variadas atividades sob a responsabilidade da CGU. Importante destacar a participação em diversas operações especiais realizadas em conjunto com o Departamento de Polícia Federal e o Ministério Público Federal, em especial, nas etapas da Operação Mãos Limpas, deflagradas no Estado do Amapá durante os exercícios de 2010 e 2011. (CGU/TO)