Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Wiston Gomes, representante oficial do Movimento pela Moralização e Democratização do Sisepe (MMDS), levou ao conhecimento do Estado e do Ministério Público Estadual (MPE) irregularidades que envolvem dois servidores públicos estaduais e o Sisepe: a farra dos Jetons e Diárias.

Os servidores Welton Ferreira Freitas, lotado na Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), e João Gualberto Lopes Lima, lotado na Secretaria de Defesa Social (Seds), foram reiteradamente convocados para prestar serviços ao sindicato em 2013, porém as ausências nas Secretarias não foram comunicadas e as faltas não foram descontadas no salário.

O que Wiston Gomes denunciou foi justamente a farra dos Jetons e diárias, benefícios financeiros oferecidos pelo Sisepe aos servidores que prestam algum serviço ao sindicato, para compensar os descontos nas folhas de pagamento. Ou seja, o servidor não ficaria no prejuízo por prestar serviço ao sindicato. Mas Welton Ferreira Freitas e João Gualberto Lopes Lima não comunicaram a ausência às Secretarias e, portanto, não receberam nenhum desconto pelas faltas.

Os valores são impressionantes. Cada diária vale R0 e cada Jeton R4,07. No ano de 2013 o servidor Welton, da Seduc, recebeu R.642,63 por 73 Jetons, R.984,07 por 30 diárias comuns e mais R.280,00 por 30 diárias pagas pelo Fundo Mobilização da Categoria (FMC). No total Welton recebeu R.906,70 só no ano passado pelos serviços prestados ao Sisepe, e esse valor não inclui o salário do servidor, que não sofreu nenhum desconto porque ele assinou presença como se tivesse trabalhado todos os dias normalmente na Seduc.

Já João Gualberto, da Seds, recebeu R.997,04 por 120 Jetons, R.390,00 por 42 diárias e mais R.270,00 por 39 diárias pagas pelo FMC. No total João Gualberto recebeu do Sisepe R.657,94 só em 2013, mais o salário referente ao trabalho na Seds, que também não teve nenhum desconto porque, assim como Welton, ele assinou presença como se tivesse trabalhado na Seds todos os dias.

Wiston Gomes, representando o MMDS, protocolou ofícios na Seduc, Seds, MPE e também na Secretaria de Administração (Secad) nos quais informou as irregularidades e solicitou as devidas providências.

“A conduta dos dois servidores foi imoral, eles não deveriam ter assinado presença em dias que não trabalharam nas Secretarias. O objetivo das denúncias é que se faça a apuração dos fatos e se verifique quem teve prejuízo: o Estado ou o sindicato, pois os servidores receberam duas vezes”, explicou Wiston Gomes.

“O Movimento pela Moralização e Democratização do Sisepe trabalha em prol de mais transparência e impedir a corrupção no sindicato”, concluiu o representante do MMDS. (Ascom MMDS)